IDENTIDADE E DIVERSIDADE NA (DES)CONSTRUÇÃO CULTURAL DE GÊNERO

Autores

  • Osmar Veronese Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Campus Santo Ângelo/RS. Faculdade CNEC - Santo Ângelo/RS.
  • Gustavo Wohlfahrt Bohnenberger Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i30.1513

Palavras-chave:

diversidade, gênero, identidade, multiculturalismo.

Resumo

Diversidade, identidade e diferença tornaram-se, nos últimos anos, temas centrais em sociedades multiculturais que buscam acentuar o caráter pluricultural da humanidade e requalificar o sentido de inúmeras experiências, em oposição à intolerância e à tentativa de homogeneização da vida social. O enfoque deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre a relação entre gênero e identidade, a partir de referências culturais que estão difusas nos grupos sociais em que os sujeitos estão inseridos, sobretudo num cenário marcado por práticas que violam o princípio da dignidade humana, buscando, nesse sentido, evidenciar o lugar da identidade na sociedade pluralista.

Biografia do Autor

Osmar Veronese, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Campus Santo Ângelo/RS. Faculdade CNEC - Santo Ângelo/RS.

 Doutor em Modernización de las Instituciones y Nuevas Perspectivas en Derechos Fundamentales, pela Universidad de Valladolid/Espanha, Mestre em Sociedade e Estado em Perspectiva de Integração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Direito Constitucional da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (Graduação e Doutorado/Mestrado) e da Faculdade Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo. Coordenador do Projeto de Pesquisa “Estado, Constituição, Diferença: olhar crítico sobre a diversidade no constitucionalismo” e Líder do Grupo de Pesquisa “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”, com registro no CNPQ, vinculado à linha de pesquisa Direito e Multiculturalismo, do Mestrado/Doutorado em Direito da URI/Santo Ângelo/RS. Procurador da República.



Gustavo Wohlfahrt Bohnenberger, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo (URI), na linha de pesquisa Direito e Multiculturalismo (2017). Bacharel em Direito pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ Direito de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas, vinculado ao PPGDireito - Mestrado e Doutorado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS. Pesquisa nas áreas de gênero, feminismo, direitos culturais, direitos fundamentais, tradicionalismo gaúcho.

Downloads

Publicado

27-06-2019

Edição

Seção

Artigos