A DIVERGÊNCIA ENTRE A APLICAÇÃO DAS CONDIÇÕES DA AÇÃO PELOS TRIBUNAIS SUPERIORES E OS MANDAMENTOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

TATIANA CLAUDIA SANTOS AQUINO

Resumo


O presente trabalho teve por escopo fazer um estudo sobre as condições da ação no direito brasileiro. Foram analisadas as principais críticas doutrinárias ao modelo da teoria eclética de Liebman, adotada pelo Código de Processo Civil. Demonstrou-se ainda que os Tribunais Superiores vem confirmando a tendência de não mais aplicar as condições da ação com base a teoria eclética, mas sim apoiando-se na teoria da asserção. Na contramão disso, o legislador pátrio parece não querer abandonar os postulados da teoria eclética e mantém no projeto do novo código a previsão das condições da ação quase idêntica ao atual código.

Palavras-chave


Condições da ação; Teoria eclética; Teoria da asserção; Projeto do novo Código de Processo Civil

Texto completo:

PDF

Referências


BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Efetividade do processo e técnica processual. São Paulo: Malheiros, 2006.

BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Sobre pressupostos processuais. In Temas de direito processual. 4ª série. São Paulo: Saraiva, 1989.

BÜLOW, Oscar Von. La teoría de las excepciones procesales y lós pressupuestos procesales. Buenos Aires: EJEA, 1964.

CALMON DE PASSOS, José Joaquim. A ação no direito processual civil brasileiro. Salvador: Oficinas gráficas da imprensa oficial da Bahia, 1960.

______________________________. Comentários ao Código de Processo Civil. Vol. III (arts. 270 a 331). Rio de Janeiro: Forense, 2005.

DIDIER JR., Fredie. Pressupostos processuais e condições da ação: o juízo de admissibilidade do processo. São Paulo: Saraiva, 2005.

DINAMARCO, Cândido Rangel. O conceito de mérito em processo civil. In Fundamentos do processo civil moderno. 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

________________________. Instituições de direito processual civil. São Paulo: Malheiros, Ed. 2001, v. 3.

GOMES, Fábio. Carência da ação. São Paulo: RT, 1999.

GRINOVER, Ada Pellegrini; CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; DINAMARCO, Cândido Rangel . Teoria geral do processo. 25. ed. São Paulo: Malheiros Ed., 2009.

LACERDA, Galeno. Do despacho saneador. Porto Alegre: Sulina, 1953.

LIEBMAN, Enrico Tulio. L’azione nella teoria del processo civile. In Problemi del processo civile. Napoli: Morano, 1962.

RODRIGUES, Marcelo Abelha. Condições da ação. In Jurídica – Revista do curso de direito da Universidade Federal do Espírito Santo. V. 2. Vitória, 2000.

- WATANABE, Kazuo. Da cognição no processo civil. 2ª ed. Campinas: Bookseller, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.35356/argumenta.v0i23.393

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Argumenta

 A Revista Argumenta está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
DOAJ DRJILivre! Proquest EBSCO  DIADORIM IBICT LAINDEX

 

ARGUMENTA JOURNAL LAW

Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica

E-mail : argumenta@uenp.edu.br
Telefone/fax 4335258953
Horário de atendimento de segunda-feira à sexta-feira 14 às 17h e das 19 às 23h e nos sábados das 08 até 12h
Endereço: Av. Manoel Ribas, 711 - 1º andar
Jacarezinho PR - 86400-000 - Brasil