NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT

Autores

  • Emily Garcia UEL
  • Américo Grisotto UEL

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i28.1234

Palavras-chave:

Controle, Biopolítica, Michel Foucault

Resumo

A passagem do poder soberano com penas de suplício para o poder disciplinar fundado na constante vigilância pautou os primeiros estudos de Michel Foucault sobre as relações de poder, o qual se modificou ao longo do tempo. No livro “História da Sexualidade”, de 1976, em seu volume I, Foucault apresenta pela primeira vez o termo biopolítica, o qual irá se repetir no livro “Segurança, Território e População”, de 1977, e no livro “O nascimento da biopolitica”, de 1978, esse último tratando, em partes, da biopolitica relacionada ao neoliberalismo da Escola de Chicago, que é o foco do presente trabalho. Será tratada, assim, a passagem das sociedades pautadas na soberania para as sociedades disciplinares, as quais foram trabalhadas por Foucault, e, levando-se em consideração a crise da sociedade disciplinar já observada pelo filósofo, será apresentada a passagem da sociedade disciplinar para a sociedade de controle trabalhada por Gilles Deleuze, analisando-se, então, as novas formas de controle biopolítico presentes nessa sociedade, que é continuação da sociedade disciplinar, e que se centra na cifra, isto é, nas senhas. O objetivo do trabalho, portanto, é a demonstração da passagem das sociedades pautadas na soberania para as sociedades disciplinares até se chegar ao que temos hoje, uma sociedade pautada no controle, buscando-se, a partir disso, a compreensão das relações de poder nessa sociedade. Para isso, a pesquisa se pautará em levantamento bibliográfico. 

Biografia do Autor

Emily Garcia, UEL

Mestranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com financiamento da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Especialista em Filosofia Política e Jurídica também pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2017. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), 2015. Advogada.

Américo Grisotto, UEL

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2010. Mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2002. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1986).

Downloads

Publicado

30-07-2018

Edição

Seção

Artigos