O QUE O DINHEIRO NÃO DEVE COMPRAR EM UMA SOCIEDADE JUSTA? PRINCÍPIO DA DIFERENÇA, AUTORRESPEITO E LIMITES À COMODIFICAÇÃO

Leandro Martins Zanitelli

Resumo


O artigo trata das restrições ao mercado impostas mediante a proibição ao comércio ou à “comodificação” de bens. Argumenta-se, em primeiro lugar, que algumas dessas restrições podem ser justificadas como meio de prevenir os efeitos nocivos ao autorrespeito das desigualdades de renda e riqueza permitidas pelo princípio da diferença de Rawls. Em segundo lugar, o trabalho esboça uma definição dos limites ao comércio decorrentes do princípio da diferença, inquirindo sobre os casos nos quais a desigualdade no acesso a bens é particularmente ameaçadora ao autorrespeito dos cidadãos em desvantagem.

Palavras-chave


Mercado; Comodificação; Princípio da Diferença; Autorrespeito; Rawls

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, Elizabeth. Value in ethics and economics. Cambridge: Harvard University Press, 1993.

CASAL, Paula. Occupational choice and the egalitarian ethos. Economics and Philosophy, v. 29, p. 3-20, 2013.

COHEN, G. A. Rescuing justice and equality. Cambridge: Harvard University Press, 2008.

EYAL, Nir. “Perhaps the most important primary good”: Self-respect and Rawls’s principles of justice. Politics, Philosophy & Economics, v. 4, p. 59-76, 2005.

MASSEY, Stephen J. Is self-respect a moral or a psychological concept? Ethics, v. 93, n. 2, p. 246-261, 1983.

PENNY, Richard. Incentives, inequality and self-respect. Res Publica, v. 19, p. 335-351, 2013.

POGGE, Thomas W. On the site of distributive justice: Reflections on Cohen and Murphy. Philosophy & Public Affairs, v. 29, n. 2, p. 137-169, 2000.

RADIN, Margaret Jane. Market-inalienability. Harvard Law Review, v. 100, n. 8, p. 1.849-1.937, 1987.

RAWLS, John. A theory of justice. Cambridge: Belknap Press, 1999.

_____. Justice as fairness: A restatement. Cambridge: Belknap Press, 2001.

SANDEL, Michael. What money can’t buy: The moral limits of markets. Londres: Penguin Books, 2012.

SATZ, Debra. Why some things should not be for sale: The moral limits of markets. Oxford: Oxford University Press, 2010.

SEN, Amartya. The idea of justice. Londres: Penguin Books, 2010.

WILLIAMS, Andrew. Incentives, inequality, and publicity. Philosophy & Public Affairs, v. 27, n. 3, p. 225-247, 1998.

AUTOR(A). A crítica de Cohen ao rawlsianismo e os problemas da liberdade ocupacional e da eficiência”. Inédito. S/d.




DOI: http://dx.doi.org/10.35356/argumenta.v0i21.504

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Argumenta

 A Revista Argumenta está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
DOAJ DRJILivre! Proquest EBSCO  DIADORIM IBICT LAINDEX

 

ARGUMENTA JOURNAL LAW

Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica

E-mail : argumenta@uenp.edu.br
Telefone/fax 4335258953
Horário de atendimento de segunda-feira à sexta-feira 14 às 17h e das 19 às 23h e nos sábados das 08 até 12h
Endereço: Av. Manoel Ribas, 711 - 1º andar
Jacarezinho PR - 86400-000 - Brasil