Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Claraboia, de periodicidade semestral, destina-se à publicação de textos originais, artigos, resenhas e entrevistas  das áreas de literatura e linguística, com o propósito de difundir, em nível nacional e internacional, as reflexões dos pesquisadores de temas relacionados com o ensino e aprendizagem de línguas, novas tecnologias e ensino de línguas, formação docente, estudo do texto e do discurso, descrição linguística. Na área dos estudos literários, os artigos devem apresentar contribuições para a discussão do ensino da literatura e formação do leitor, intersecções entre literaturas e outras artes ou áreas afins e abordagens sobre Teoria e Análise Literária. 

Os editores recomendam que os trabalhos encaminhados sejam inéditos e não estejam sendo submetidos, em parte ou no seu todo, à análise em outra revista.

Os autores cedem os direitos autorais dos artigos publicados para a revista Claraboia.

Os dados e conceitos emitidos, bem como a exatidão das referências são de inteira responsabilidade dos autores.

Destacamos que a revista não cobra nenhum tipo de taxa para submissão e publicação de trabalhos. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo texto recebido será submetido a dois pareceristas por meio do sistema duble blind per revew (avaliação anônima – sem a identificação dos autores e de suas instituições).

Caso o texto obtenha dois pareceres favoráveis será encaminhado para o banco de artigos aprovados e publicado nas edições subsequentes da revista.

Caso haja sugestões de modificação do texto, os pareceristas encaminharão os dados para o Editor, que é quem comunicará os autores.

Caso haja pareceres divergentes, o Editor  decidirá sobre uma terceira avaliação.

Poderão ser recrutados pareceristas para integrar e auxiliar o Conselho Científico de forma "ad hoc", entre pesquisadores da área com titulação mínima de mestre que desenvolvam temáticas pertinentes às linhas editoriais da revista.

Os originais não serão devolvidos em nenhuma hipótese.

Periodicidade

Semestre: no primeiro semestre são publicados artigos da área de literatura; no segundo semestre, artigos da área de linguística.

Previsão de publicação para os meses de julho e dezembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Claraboia nasce em 2014, por iniciativa dos Centros de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio e Jacarezinho, para atuar como uma fresta iluminadora sobre as pesquisas de nossos colaboradores das áreas de Literatura e Linguística, buscando fornecer luz aos seus leitores. 

Em 2015 vincula-se também ao Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS- da UENP.