CHAMADA DE DOSSIÊ: "Educação Literária”

Ementa: A história recente do ensino de literatura tem passado por grandes transformações em
função dos referenciais teóricos e pedagógicos que lhe embasam. Atualmente, é grande a
consciência por parte de educadores acerca da importância da leitura literária para a vida dos alunos
e para a sua formação cultural mais ampla, muito mais do que para a obtenção ou transmissão de
conteúdos curriculares. Contudo, tal consciência, verificada em muitas políticas públicas para a
área, nem sempre se concretiza nas práticas de sala de aula, o que torna o debate sobre o tema
relevante, ainda mais quando se tem em conta as mudanças pelas quais os modos de produção e
recepção do texto literário vem sofrendo, em função do avanço tecnológico, da força das mídias
sociais, do surgimento de novas linguagens e de novos públicos, tornando atual até mesmo o antigo
debate sobre o que é literatura. Com o objetivo de refletir sobre o objetivo do ensino de literatura,
esta chamada da Revista Claraboia que, integrará contribuições internacionais, acolhe artigos e
ensaios que versem sobre temas relacionados à educação literária, como: ensino de literatura,
mediação de leitura, políticas públicas para a leitura literária, literatura infantil e juvenil em
contextos de ensino, leitura digital, estratégias para a leitura literária, formação do leitor, articulação
escolar da leitura literária, sociabilidade literária, letramento literário e biblioteca escolar.

Organizadores:

Cristina Correro (Universitat Autònoma de Barcelona - Grupo de Investigación de Literatura Infantil y Juvenil y Educación Literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona - GRETEL)

Ana Paula Franco Brandileone (Universidade Estadual do Norte do Paraná - Grupo de Pesquisa Crítica e Recepção Literária - CRELIT)

Cláudio Mello (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Grupo de Pesquisa Literatura e Ensino)

 

Prazo para submissão: até 28/2/2020.

Publicação do dossiê: segundo semestre de 2020