Viagem e escrita: a construção da identidade em A chave de casa

Ludovico Omar Bernardi

Resumo


Este artigo tem por foco o romance de Tatiana Salem Levy, A chave de casa (2007), cujo enredo é construído mais de sugestões do que de fatos, com vistas a privilegiar a memória que brota de uma construção fragmentada. Nele, o que me proponho a analisar é a viagem e a escrita como reconstrução da narradora-protagonista, já que ambas se conjugam para atingir a um fim determinado, resultando, pois, em dois processos de construção da identidade da personagem, já que a “chave”, enquanto forma de acesso a um interior, não se confunde com a “escrita”, com o “dar nome às coisas” e com a “viagem”, tornando-se estas metáforas de um exercício interior de descoberta, de formação de uma possibilidade. Afinal, o que importa ao caminheiro é o caminho e não o ponto-final.

Palavras-chave


identidade; memória; mobilidade; viagem

Texto completo:

PDF

Referências


AUGUSTO, Sara. A chave de casa: alegoria na produção ficcional de Tatiana Salem Levy. FAPA Ciências e Letras. Disponível em http://seer3.fapa.com.br/index.php/arquivos/article/view/209. Acesso em 09/07/2016.

ASSMANN, Aleida. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução: Paulo Soethe. Campinas: Editora Unicamp, 2011.

BAUMAN, Zygmunt, Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

LE GOFF, Jacques. História & Memória. Tradução: Bernardo Leitão. 7 ed. Revista. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

MAFFESOLI, Michel. “A pulsão da errância”. In: Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Record, 2001.

WOORDARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

www.saraivaconteudo.com.br/Entrevistas/Post/10533. Acesso em 18 de julho de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia