PÔSTERES DIGITAIS E LETRAMENTOS MÚLTIPLOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Aline de Abreu Curunzi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

P Ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Letramento literário. Letramento digital.

Resumo

Resumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual. Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina. Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos. Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura. Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem. Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar. Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, utilizamo-no para análise de dados Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (2006), Silva (2012), Soares (2009), Kleiman (2004), Cosson (2006; 2009), Ranauro (s.d.) e Rojo; Moura (2012) sobre planejamento, práticas de letramento, letramento literário e os multiletramentos. Após a análise do processo de ensino e aprendizagem proposta neste trabalho entendemos que é possível e viável fazer da aula de Português um evento de letramento que abarca análise linguística, Literatura e produção textual e que a teoria dos multiletramentos também é aplicável nas escolas públicas, mesmo que com pouco respaldo tecnológico. 

Biografia do Autor

Aline de Abreu Curunzi, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015) na linha de pesquisa Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e outras linguagens. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (2018), especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná (2004) e especialista em Psicopedagogia na Instituição Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1998). É professora de Português e Inglês concursada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atua como diretora geral do Colégio Estadual Cívico-militar Vista Bela, Atuou como assessora pedagógica em apoio ao uso das novas tecnologias na Coordenação Regional de Tecnologia na Educação - Núcleo R. de Educação de Londrina, trabalha atualmente no Hospital do Câncer em Londrina pelo SAREH Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar e também no ensino médio regular e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência com tutoria à distância pela SEED, UFPR e UEL. Atuou como revisora de textos em 2013, no NEAD / UEL. Passou a integrar em 2013 o grupo de pesquisa FELIP -Formação e Ensino em Língua Portuguesa, colaboradora do projeto de pesquisa: Letramento digital nas aulas de Língua Portuguesa: teorias e práticas em pesquisas de intervenção.

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Publicado

2023-07-21