Estratégias de leitura no ensino médio: reflexões acerca do desenvolvimento da compreensão leitora

Dalve Oliveira Batista-Santos, Adriele Costa Viana

Resumo


O presente artigo teve por objetivo investigar as estratégias de leitura que são usadas pelos alunos do Ensino Médio, de uma escola pública no município de Palmas-TO, analisando se estas têm sido relevantes para formação de leitores críticos. Estratégias de leitura são procedimentos ou técnicas que os leitores utilizam para se apropriar da informação e para o desenvolvimento da leitura crítica. Assim, os resultados revelaram que as estratégias mais utilizadas pelos participantes foram “antes da leitura e durante a leitura”. Em relação ao ‘antes da leitura, temos: o adiantamento da ideia central ou da temática em função de informações paratextuais, como título, subtítulo, a antecipação do conhecimento prévio sobre o assunto e sobre o autor, essas estratégias permitem ao leitor ativar seus esquemas mentais e elaborar hipóteses sobre o conteúdo do texto, isto é, faz previsões acerca das informações que poderá encontrar e isso poderá ajudá-los a compreender melhor os textos. E, quanto ao ‘durante da leitura’, as mais utilizadas foram as de solução de problemas: confirmação, rejeição ou retificação das hipóteses ou expectativas criadas antes da leitura; localização ou construção do tema ou da ideia principal; esclarecimentos de palavras desconhecidas a partir da inferência ou consulta do dicionário.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia