Uma análise crítica do gênero resenha em cursos de formação de professores

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Antônio Lailton Moraes Duarte

Resumo


Este artigo objetiva analisar as práticas de letramentos acadêmicos em atividades de compreensão e de produção de resenhas acadêmicas, escritas por alunos/as iniciantes dos cursos de licenciatura plena em língua portuguesa e língua inglesa, química e física, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam, campus da Universidade Estadual do Ceará. Elegeu-se, para esta pesquisa, uma metodologia de pesquisa-ação, delineada pelo método quali-quantitativo a fim de avaliar as respostas a um questionário sobre o gênero resenha, respondido por esses graduandos. Baseamo-nos em pesquisas de Motta-Roth (1995; 1998; 2001; 2002), Araújo (1996) e Bezerra (2001), a respeito da organização da estrutura sociorretórica de resenhas e também nos postulados de Rey (1972), Medeiros (2000), Severino (1979; 2000), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), autores de Manuais de Metodologia Científica. Conseguiu-se, a partir das respostas dos/as referidos/as alunos/as da Fafidam, estabelecer: os conceitos, os objetivos, as classificações, as estruturas retóricas dessas modalidades de resenhas - crítica e descritiva, bem como enumerou-se nesta pesquisa as divergências e as dificuldades metodológicas na produção, planejamento e organização desses gêneros acadêmicos em relação às orientações dos Manuais de Metodologia Científica. Conclui-se, portanto, que o corpus obtido é consistente, pois nos possibilitou a percepção das técnicas, métodos e procedimentos linguístico-textuais empregados/as pelos/as alunos/as para se produzir às modalidades de resenhas de maneira mais proficiente e recomendável pelos pares acadêmicos e as orientações de redação acadêmica.

Palavras-chave


Gêneros Acadêmicos; Resenha; Classificações; Estrutura Sociorretórica; Análise de Gêneros

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