O americano tranquilo e O prisioneiro: engajamento na literatura
Resumo
O artigo propõe uma análise dos romances O americano tranquilo (1955), de Graham Greene, e O prisioneiro (1967), de Erico Verissimo. As obras têm como cenário comum guerras de caráter colonial na Indochina e apresentam discussões sobre engajamento político dos personagens. Para definir os termos em que se pensa a questão do engajamento no artigo, utiliza-se como referência teorizações de Jean-Paul Sartre e Theodor Adorno. A partir da análise desta questão como motor dos enredos, percebe-se que as possibilidades de engajamento, em especial opções violentas, são vistas com certo ceticismo e desconfiança nos romances, mas é valorizada a disposição de denúncia dos mecanismos de opressão em um mundo controlado.
Palavras-chave
Referências
ADORNO, Theodor. “Engagement”. In: Notas de Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.
BORDINI, Maria da Glória. “A figuração de um tempo de extremos: Erico Verissimo e o século XX”. Fragmentum. Santa Maria: Editora Programa de Pós-graduação em Letras, n. 43, out./dez. 2014.
CHAVES, Flávio Loureiro. “Uma jornada noite adentro”. In: CHAVES, Flávio Loureiro. Erico Verissimo: realismo e sociedade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1981.
GREENE, Graham. O americano tranquilo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1957.
MINCHILLO, Carlos Cortez. “O Império, a Guerrilha e o Humanismo Destroçado”. In: Erico Veríssimo, escritor do mundo: circulação literária, cosmopolitismo e relações interamericanas. São Paulo: Edusp, 2015.
PENZ, Cristina Maria. Anatomia de um romance: um ensaio autocrítico. Letras de Hoje. Porto Alegre, PUCRS, v. 20, n. 3, p. 151-156, set. de 1986.
SANTOS, Donizeth. “Reflexões sobre a guerra na ficção de Erico Verissimo”. Revista de Letras. São Paulo, v. 51, n. 2, jul./dez/ 2011.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? São Paulo: Editora Ática, 1989.
VERISSIMO, Erico. O prisioneiro. Porto Alegre: Editora Globo, 1970.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia