Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins. Do texto às imagens – as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística Aplicada – um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2013.
ARAÚJO, Nayane Carneiro. Gíria Comum no dicionário escolar. Fortaleza, 2018. 135p. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.
ARAÙJO, Nayane Carneiro; SANTOS, Hugo Leonardo Gomes dos. A marcação de gírias em dois dicionários escolares In: PONTES, Antônio Luciano (et al)(Orgs). Perspectivas em Lexicografia e Terminologia. Fortaleza: EdUECE, 2018.
ARAÚJO, Edna Maria Vasconcelos Martins. Descrição e avaliação de um Quicktionay bilíngue offline usando na aprendizagem de língua inglesa. Fortaleza, 2018. 380p. Tese (Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza - CE, 2018.
BARBOSA, M. A. Lexicologia, lexicografia, terminologia, terminografia: objeto, método, campos de atuação e de cooperação. Anais do XXXIX Seminário do GEL. Franca, UNIFRAN, p. 182-189, 1991.
BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. As ciências do léxico. In: OLIVEIRA, A. M. P. P; ISQUERDO, A. N. (Orgs.). As Ciências do Léxico – Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2001, p.13-22.
CHAVES, C. R. D. Le Robert Micro: desvelando ideologia(s) em torno do gênero verbete. Fortaleza, 2011. 161p. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza - CE, 2011.
DIONÍSIO, ngela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. (Orgs) Gênero Textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
DUARTE, Eduarda. Análise multimodal das definições imagéticas e de sua relação com o texto verbal na microestrutura do dicionário visual Merriam-webster. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.
FECHINE, Lorena Américo Ribeiro. O metadiscurso multimodal de dois dicionários de aprendizagem monolíngues de Língua Inglesa. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2
ed. London: Routledge, 2007.
MOREIRA, Glauber Lima; PONTES, Valdecy de Oliveira. El diccionario de aprendizaje como herramienta didáctica en la enseñanza de español como lengua extranjera. In: PONTES, Antônio Luciano (et al)(Orgs). Perspectivas em Lexicografia e Terminologia. Fortaleza: EdUECE, 2018.
NASCIMENTO, Francisco Iaci do. O uso do dicionário escolar de língua materna por alunos do 5º ano de uma escola pública do município de Palhano-Ce. 2013. 265 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.
______. Lexicografia e semiótica social: uma análise da representação, da composição visual e das relações texto-imagem nos dicionários escolares tipo 2 . 2018. 393 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
PONTES. Antônio Luciano. Dicionário para uso escolar: o que é como se lê. Fortaleza: EdUECE,
REBOUÇAS, José Walter. As representações ideológicas em definições de verbetes de dicionários escolares de Língua Portuguesa. Dissertação (Dissertação em Mestrado) UFRN. Rio Grande do Norte, pag. 66. 2018.
SANTOS, Thaísa Maria Rocha. Imagens que falam: análise dos recursos semióticos em verbetes de dois dicionários infantis. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.
SOUSA, Ana Grayce Freitas de. Com a palavra o consulente: as relações entre imagem e texto em verbetes ilustrados. 2014. 208 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.
ZAVAGLIA, Cláudia. A lexicografia para o público infantil: uma análise macroestrutural de dicionários brasileiros. Anais do SILEL. Volume 2, Número 2. Uberlândia: EDUFU, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia