A alteridade, a linguagem e o sujeito: uma análise de “O Enigma de Kaspar Hauser”

Fábio Luiz de Castro Dias, Lucimara Grando Mesquita, Sara Guimarães Ribeiro

Resumo


Fundamentando-nos sobre as propostas conceituais de Bakhtin (2014; 2017) e de Volóchinov (2017; 2019), em diálogo com as considerações da psicologia de Leontiev (1988; 2004) e de Luria (1988), a nossa escrituração objetiva a análise da constituição do personagem Kaspar Hauser como um sujeito socioideológico, na e pela linguagem verbal, a partir de suas interações sociais. Para realizá-lo, dedicamo-nos à avaliação e à correlação das epistemologias dos referidos autores, para o delineamento do nosso referencial. A partir daí, direcionamo-nos ao mapeamento dos momentos do filme de Herzog nos quais nos parece se dar a ocorrência dos fenômenos referentes ao desenvolvimento da consciência do protagonista por meio da sua materialização por signos ideológicos, na medida em que se insere nos processos de socialização.

Palavras-chave


Kaspar Hauser; signo ideológico; linguagem; interação social; sujeito

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Fragmentos dos anos 1970-1971. In.: ______. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo/SP: 34, 2017, p. 21-56.

______. O freudismo: um esboço crítico. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo/SP: Perspectiva, 2014.

______. Para uma filosofia do ato. Tradução da edição americana Toward a Philosophy of the Act (Austin: University of Texas Press, 1993) por Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, destinada exclusivamente para uso didático e acadêmico. Disponível em: . Acesso em: 30 jan 2020.

BLIKSTEIN, I. Kaspar Hauser ou A Fabricação da Realidade. 9. ed. São Paulo/SP: Cultrix, 2003.

ESCORSIN, A. Introdução à Psicologia. In.: Psicologia e desenvolvimento humano. Curitiba/PR: InterSaberes, 2016.

GRILLO, S. Marxismo e filosofia da linguagem: uma resposta à ciência da linguagem do século XIX e início do XX. In.: VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo/SP: 34, 2017, p. 7-79.

GRILLO, S; AMÉRICO, E. Nota de tradução número 1. In.: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo/SP: 34, 2019, p. 234.

______. Nota de tradução número 12. In.: VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem:

problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo/SP: 34, 2017, p. 117.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo/SP: Centauro, 2004.

______. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In.: VIGOTSKII, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo/SP: Ícone e Editora da USP, 1988, p. 59-83.

LURIA, A. O cérebro humano e a atividade consciente. In.: VIGOTSKII, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo/SP: Ícone e Editora da USP, 1988, p. 191-224.

SABOYA, M. o enigma de Kaspar Hauser (1812? – 1833): uma abordagem psicossocial. Psicol. USP, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 105-117, 2001.

VIGOTSKI, L. Psicologia concreta do homem. Tradução de Alexandra Marenitch. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, p. 23-44, 2000.

VILLARTA-NEDER, M. Sobre silêncio e sentido: uma abordagem bakhtiniana. In.: STAFUZZA, G; FONSECA, J. (Orgs.) Estudos discursivos em múltiplas perspectivas: discurso, sujeito, sociedade. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2019, p. 61-90.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo/SP: 34, 2019.

______. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo/SP: 34, 2017.

ZWEITES DEUTSCHES FERNSEHEN. O enigma de Kaspar Hauser. Direção: Werner Herzog. Produção: Werner Herzog. Alemanha, 1974. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia