Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental

Maria Inês Batista Campos, Viviane Mendes Leite

Resumo


Desenvolver o hábito de leitura nos alunos do ensino fundamental é uma das principais metas do professor de língua materna. Com frequência, a dificuldade apresentada pelos alunos frustra o docente, uma vez que constata pouca autonomia de compreensão do texto. Ler por obrigação, para preencher fichas, fazer resumos ou uma avaliação ao final da leitura têm se mostrado recursos pouco eficientes. De que maneira propiciar uma leitura prazerosa entre texto e leitor? Como propiciar o diálogo entre texto e leitor? Essas questões nortearam a discussão em torno do papel da leitura na construção do jovem leitor.  Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar e discutir algumas possibilidades de leitura significativa. Para fundamentar a pesquisa recorremos aos estudos de BAKHTIN e o Círculo (2015; 2017); COLOMER (2007); ROUXEL (2012); JOUVE (2002). O resultado é parte de uma proposta didática em torno da construção de um diário de leitura, a partir da narrativa, O Minotauro (1939/2012), de Monteiro Lobato. Dessa atividade didática, o resultado é uma leitura significativa do aluno, capaz de relacionar a ficção com a realidade, de modo que os alunos se aproximaram do texto literário e se transformaram em leitores críticos e reflexivos.


Palavras-chave


Diário de leitura; Leitura; Formação de leitores; Sexto ano

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Referências


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