Meu vizinho é um cão e outras vizinhanças: estratégias de leitura e educação literária

Márcia Tavares, Risoneide Ribeiro do Nascimento, Alexsandra de Melo Araújo

Resumo


 A literatura infantil ocupa um significativo espaço no desenvolvimento dos repertórios intelectuais, imaginários e estéticos da criança em processo de aquisição do código escrito. Na fase de escolarização, o contato com os livros deve proporcionar para o leitor vivências que estejam diretamente relacionadas com o seu cotidiano, e com os aspectos do seu desenvolvimento físico e cognitivo. É nesse sentido, que destacamos o recurso das estratégias de leitura, e enfatizamos o papel do mediador para o processo de aquisição de habilidades leitoras. A partir dessa constatação, nosso artigo apresenta uma investigação do uso das estratégias de leitura como recurso para a formação do leitor literário em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I. Utilizamos como veículo de leitura o livro de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso: O meu vizinho é um cão (2010). Durante o processo de conhecimento da obra, tomamos como eixo norteador os meios utilizados pelos leitores para compreender o texto apresentado. O arcabouço metodológico da pesquisa fundamenta-se em Girotto e Souza (2010) e Solé (1998), na perspectiva da formação de leitores através do suporte de estratégias de leitura, sobre letramento ativo em Souza e Cosson (2011), e ainda, sobre literatura infantil em Aguiar (2001).


Palavras-chave


Literatura Infantil; Leitor; Mediador; Estratégias de leitura

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Vera Teixeira de. Percorrendo a história [etall] Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

GIROTTO, Cyntia e SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. [etall] Ler e compreender: estratégias de leitura. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.

LIMA, Fabiana Ramos e VASCONCELOS, Fabíola C. de. A narrativa por imagens e a formação inicial de leitor. [etall] Caminhos da leitura literária. Campina Grande: Bagagem, 2009.

TINOCO, Robson Coelho e STEPHANI, Adriana Demite. Leitura Literária e papel do professor mediador no dialogo texto-leitor. [etall] Panorama contemporânea das pesquisas em ensino da literatura. Campina Grande: EDUFCG, 2016.

ZILBERMAN, Regina. Por onde começar? [etall] Como e por que ler a literatura infantil brasileira.Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

RIBEIRO, Taisa Andrade de Souza Silva e SOUZA, Renata Junqueira. É um livro: Indagações possíveis sobre os suportes de leitura da contemporaneidade. [etall] Literatura infantil e formação de leitores: Estratégias de leitura. Campina Grande: UFCG, 2015.

RANGEL, Sandra Queiroz. Entre cigarras e formigas: leituras e recepção de Esopo, La Fontaine, Lobato e Manoel Monteiro no ensino fundamental I. Dissertação (Mestre em linguagem e ensino). Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidade, 2018.

SOUZA, Renata Junqueira e COSSON, Rildo. O cantinho de leitura como prática de letramento literário. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 95-109, nov/dez. 2018.

BORTONI-RICARDO, Atella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. 2. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINS, Isabel Minhós. Meu vizinho é um cão. Madalena Matoso (ilustrações). São Paulo: Cosac Naify, 2010.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª edição. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Penso, 1998.

SOUZA E COSSON, 2011. https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40143/statistics

http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 jan.2020.

SOUZA, Irany André de; SOUZA, Nadilza Maria de Farias; LUCENA, Siomara Regina Cavalcante de. Estratégias de leitura com a narrativa "Tchau": Experiência em um círculo de leitura. In: Educação Literária: Infância, mediação e práticas escolares. Tubarão (SC): Copiart, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia