Representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial sobre o eixo de análise linguística
Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar e analisar as representações de professores de língua
portuguesa em formação inicial sobre o eixo de Análise Linguística (AL). O termo análise linguística, cunhado por Geraldi, é entendido como o “conjunto de atividades que tomam uma das características da linguagem como seu objeto: o fato de ela remeter a si própria” (GERALDI, [1991] 1997, p. 189) cuja natureza das atividades pode ser epi ou metalinguística. Nesse sentido, a prática AL aponta para um ensino analítico-reflexivo do texto em funcionamento, considerando a situação discursiva da qual faz parte. O universo desta pesquisa contempla licenciandos matriculados em uma disciplina de Análise e produção de materiais didáticos ofertada em um curso de Graduação em Letras – Português. O corpus de análise é constituído de respostas a um questionário diagnóstico. Os procedimentos de análise dos dados corresponderam a três momentos: i) leitura exploratória dos dados ii) elaboração de categorias semânticas e iii) análise das orações de acordo com o Sistema de Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014). Os resultados evidenciam duas grandes representações: Análise Linguística como eixo articulador das práticas de linguagem e Análise Linguística como sinônimo de atividade epilinguística.
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