LITERATURA INFANTOJUVENIL E RAÇA: NOVAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

James Rios Oliveira Santos, Cecília Gusson Santos

Resumo


Evocando teóricos e críticos que versam sobre a representação literária, o trabalho centra-se na articulação de discussões sobre literatura e raça por considerar a urgência de se trazer à baila do discurso científico reflexões sobre as novas possibilidades de se efetivar a representação positiva de personagens negros pelo prisma da memória coletiva. Isto porque, no curso da história da literatura infantojuvenil brasileira, muitos personagens afro-brasileiros foram recorrentemente representados de maneira pejorativa em diversas narrativas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que resultou na compreensão de que os recontos elegidos para análise promovem a(s) identidade(s) negra(s), logo, oferecem ao leitor novas possibilidades se (re)conhecer as vivências e/ou as experiências do sujeito negro no espectro de sua cultura.


Palavras-chave


Literatura infantojuvenil. Raça. Representação. Cultura. Memória.

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