A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora

José Veranildo Lopes da Costa Junior, Josilene Pinheiro Mariz

Resumo


Nas aulas de Línguas Estrangeiras, o texto literário pode ser trabalhado como uma ferramenta didática que possibilita o desenvolvimento das competências linguísticas no processo de ensino e/ ou aprendizagem da língua alvo. Ao longo dos últimos anos, as discussões em torno da didatização da literatura com fins pedagógicos evidenciou-se nos cursos de formação de professores; porém, a problemática é um intenso campo de discussões que ainda requer reflexões, dada a delicadeza da questão. Aqui, pretende-se discutir sobre a abordagem do texto literário para o desenvolvimento da competência leitora em língua estrangeira (doravante LE), a partir das contribuições da noção de letramento literário em LE. Para tanto, Lopes (2015) parte do texto La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, para discutir os vieses pelos quais literatura possibilita o desenvolvimento da competência leitora, tendo como sujeitos da pesquisa duas turmas de um curso de Língua Espanhola, em um curso de extensão de uma universidade pública. A pesquisa mostra que a experiência literária é significativa para o ensino de línguas possibilitando o desenvolvimento da competência leitora de forma prazerosa e contextualizada. 


Palavras-chave


Texto Literário. Competência Leitora. Ensino de Línguas Estrangeiras

Texto completo:

PDF

Referências


LOPES, Paulo Henrique Moura. A leitura de obras literárias nos cursos de língua estrangeira: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, 2015. Disponível em: http://www.uece.br/posla/index.php/dissertacoes/228-2015 Acesso em: 05 de janeiro de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia