A parresia basânica poesia e psicanálise
Resumo
Partindo dos conceitos de coragem da verdade (parresia), de pedra de toque (básanos) e de pacto parresiástico, trabalhados por Michel Foucault nos seus últimos dois cursos oferecidos no Collège de France, nos anos 1982, 1983 e 1984, o presente artigo procura problematizar a existência do intelectual público na relação de confronto com dois outros discursos, a da psicanálise, formalizado por Lacan em Encore e o da poesia, praticado por Stephane Mallarmé, em Salut, e em Ana Cristina Cesar, em A Teus Pés. Primeiramente oferecemos o desenvolvimento conceitual dos três termos greco-filosóficos e, em seguida, adentramos nas ressonâncias deles na teoria psicanalítica que chamamos, aqui, por sua articulação necessária, de ao-menos-dois e, finalmente, na prática dialógica, não sintética e também não negativa, dos poemas acima citados e seus efeitos perturbadores no leitor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALLOUCH, Jean. Letra a Letra, Transcrever, Traduzir e Transliterar. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1994.
ANDRADE, Mario. Obra imatura. São Paulo: Itatiaia, 1980.
ANTELO, Raúl. Maurice Blanchot e as imagens (mineiras) da catástrofe ArtCultura, Uberlândia, v. 15, n. 27, p. 221-231, jul.-dez. 2013.
____________. Imágenes de América Latina. Editora Eduntref, 2014.
____________. Lindes, Limites, Limiares. In: Boletim de Pesquisa NELIC: Edição Especial V.1 - Lindes / Fronteiras (2008). Disponível em: Acesso: 22 de Abril 2015.
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BADIOU, Alain. Pequeno Manual da Inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BELNA, Jean-Pierre. Cantor. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.
BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor. Tradução de Fernando Camacho. Humboldt, Munique, F. Bruckmann, n. 40, p. 38-45, 1979.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2010.
BLOOM, Harold. Jesus e Javé, Os Nomes Divinos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
BOSI, Alfredo. Céu, Inferno. Ensaios de Crítica Literária e Ideológica. São Paulo: Editora Ática S.A, 1988.
BOSI, Viviane. Posfácio à Ana Cristina Cesar, Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
CALVINO, Italo. Por que ler os Clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CAMARGO, Maria Lucia de Barros. Atrás dos Olhos Pardos – Uma Leitura da Poesia de Ana Cristina Cesar. Chapecó: Argos, 2003.
CAMPOS, Augusto & CAMPOS, Haroldo. Panaroma do Finnegans Wake. São Paulo: Perspectiva, 1971.
CAMPOS, Haroldo. O Afreudisíaco Lacan na Galáxia de Lalíngua – Freud, Lacan e a Escritura, in Afreudite, Psicanálise Pura e Aplicada, v. 1, n. 1 (2005).
CARDOSO, Eder. Introdução a Eurípedes, Teatro Completo. São Paulo: Iluminuras, 2015.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
CORREIA, Ivan. A Psicanálise e seus Paradoxos, Seminários Clínicos. Recife: Ágalma, 2003.
DANTE, Alighieri. A Divina Comédia. São Paulo: Nova Cultural, 2002.
DARMON, Marc. Ensaios sobre a Topologia Lacaniana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
ELIOT, T. S. Poesia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
FARJANI, Antonio Carlos. Édipo Claudicante. São Paulo: Edicon, 1987.
FAUSTINO, Mário. Poesia não é brincadeira. In: Artesanatos de poesia. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
FIGUEIRA, Ricardo Rezende. Pisando fora da Própria Sombra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
FILHO, Armando Freitas. Apresentação à Ana Cristina Cesar, Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
FOUCAULT, Michel. O Governo de si e dos Outros. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
____________. A Coragem da Verdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
____________. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
____________. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
____________. Os Anormais. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
____________. História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 1993.
FREUD, Sigmund. A Significação Antitética das Palavras Primitivas, in Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XI. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
____________. A Dinâmica da Transferência in Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol.XII. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
____________. Sobre o Início do Tratamento – Novas Recomendações sobre a Técnica da Psicanálise I, in Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
____________. Notas Psicanalíticas sobre um Relato Autobiográfico de um Caso de Paranóia (Dementia Paranoides), in Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
____________. Notas sobre um Caso de Neurose Obsessiva, in Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. X. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
GRANON-LAFONT, Jeanne. A Topologia de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.
HACK, Viviana. Parresía: Semantizaciones en el Nuevo Testamento, in Circe clás. mod. n.11 Santa Rosa ene./dic. 2007.
HOUAISS, Antônio. Introdução à Reunião Drummond. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1976.
JOYCE, James. Ulisses. São Paulo: Penguim Clássics Companhia das Letras, 2012.
KEMPINSKA, Olga Donato Guerizoli. Os Impasses da Interpretação – O Papel do Silêncio na Recepção da Obra de Mallarmé e na Pintura de Cézanne, Tese (Doutorado em História) –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
LACAN, Jacques. Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
____________. Mais, Ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
____________. O Eu na Teoria de Freud e na Técnica da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.
____________. ... ou Pior. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
____________. Televisão. Jorge Zahar Editor, 1992.
____________. O Saber do Psicanalista. Recife: CEF, 1997. (Publicação para circulação interna do Centro de Estudos Freudianos do Recife).
____________. O Engano do Sujeito Suposto Saber, in Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
____________. Radiofonia, in Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
____________. O Aturdito, in Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
____________. Função e Campo da Fala e da Linguagem em Psicanálise, in Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
____________. A Transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
____________. O Sinthoma. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
____________. A Terceira, in Cadernos Lacan, vol. 2. Porto Alegre: APOA, 2002 (Publicação não comercial e de circulação interne da Associação Psicanalítica de Porto Alegre)
MACHADO, Jose Pedro. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, vol. 5. Lisboa: Livros Horizonte, 2003.
MALLARMÉ, Stéphane. Mallarmé. Organização tradução e notas de Augusto de Campos, Décio Pignatari, Décio e Haroldo de Campos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
___________. Divagações. Florianópolis: UFSC, 2012.
___________. Poemas. Tradução e notas de José Lino Grünewald. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
___________. Correspondance: lettres sur la poésie. In: MARCHAL, B. (Org.) Paris: Folio/Gallimard, 1995.
MEIRELLES, Cecília. Festa: Mensario de Pensamento e Arte. Rio de Janeiro, n 1, p. 3, set. 1927.
MORANO, Carlos Dominguez. Psicanálise e Religião: Sigmund Freud e Oskar Pfister. São Paulo: Loyola, 2008.
MULLER, Marcos José. Nem estética nem inestética, a escuta psicanalítica às vozes da arte in
DISSERTATIO Revista de Filosofia, 42, 2016.
PLATÃO. Teeto. Buenos Aires: Anthropos, 1993.
____________. Menon. São Paulo: Bibliotheca Anticua, 2014.
____________. A República. Rio de Janeiro: Globo, 1976.
____________. O Banquete. São Paulo: Atena Editora, 1970.
PACOMIO, Luciano [et al.]. Diccionario Teológico Enciclopédico, Verbo Divino, Navarra, 1995.
RAMOS, Graciliano. Memórias do Cárcere. São Paulo: Círculo do Livro, 1982.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. São Paulo: Abril, 1976.
SMITH, Willian. A Dictionary of Greek and Roman Antiquities. New York: Harper and Brothers, 1843.
TURGËNIEV, Ivan. Pais e Filhos. São Paulo: Abril Cultural, 1971.
URIBARI, Gabino. A Fé Cristã no Ocidente: entre a Calidez Emocional e a Parresia Evangélica. Perspectiva Teológica, V. 35, N. 95 (2003).
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia