Inflexão na poética de Orides Fontela

Wanderley Corino Nunes Filho

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a inflexão na escrita de Orides Fontela que compreende os dois últimos livros de inéditos, a saber, Rosácea, publicado em 1986 pela editora Roswitha Kempf, e Teia, publicado pela Geração Editorial em 1996. A escolha destes títulos justifica-se por duas premissas: a escassez de fortuna crítica que privilegie estas obras específicas da poeta, além da discordância da afirmação de que os livros seguintes à obra de estreia – Transposição – seriam de menor valor, conforme tem sido sinalizado por algumas leituras. Notamos que, de forma recorrente, os poemas de Rosácea e Teia remetem a um sujeito em trânsito. Paralelamente, observaremos o requinte no uso depurado das imagens que parecem suscitar uma apologia a questões metafísicas. Tal depuração exige cautela, dado o rigor estético com o qual as imagens são construídas. Assim, nosso intuito é observar como estas representações estão ancoradas no peso de uma matéria tangível. Destarte, é imperativo um novo exame acerca da constituição da obra de Orides a fim de compreender a sua heterogeneidade.

Palavras-chave


Poesia brasileira; Poesia contemporânea; Orides Fontela; Rosácea; Teia

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Referências


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