A figura do herói: ritos de iniciação, mito e conto maravilhoso
Resumo
O Herói é figura corriqueira em todos os tipos narrativos. Assim, este estudo tem por objetivo propor uma visão comparativa entre a figura do herói nos mitos e nos contos maravilhosos, além de tratar da presença dos ritos de iniciação na narrativa fantástica. Propõe-se, também, alisar quais elementos referentes aos protagonistas dessas narrativas permaneceram na figura do herói contemporâneo e sua história. Para isso, utilizamos como aporte teórico os livros Morfologia do Conto Maravilhoso (PROPP, 2001), O Herói de Mil Faces (CAMPBELL, 1997) e Ritos de Iniciação e Sociedades Secretas (ELIADE, 2004), além do romance contemporâneo Os Magos (GROSSMAN, 2011). Através destes textos, propõe-se uma visão da figura do herói fantástico com base em seus predecessores mitológicos e do conto maravilhoso, relacionando elementos dos ritos de iniciação na construção dessas narrativas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
PROPP, Vladimir I. Morfologia do Conto Maravilhoso. CopyMarket.com, 2001. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/6378742/vladimir-propp---morfologia-do-conto-maravilhoso, acesso em 22/01/2016.
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. EDITORA PENSAMENTO LTDA, 1997. Disponível em: https://projetophronesis.files.wordpress.com/2009/08/joseph-campbell-o-heroi-de-mil-faces-rev.pdf, acesso em 14/04/2016.
GROSSMAN, L. Os Magos. Tradução de Otávio Albuquerque. Barueri (SP), Manole Ltda, 2011.
GROSSMAN, L. O Rei Mago. Tradução de Otávio Albuquerque. Barueri (SP), Manole Ltda, 2012.
GROSSMAN, L. The Magician’s Land. New York City (NY), Penguin Books, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia