Recursos imagéticos e sensoriais na poesia de Alberto Caeiro

Fabrício César de Aguiar, Larissa Walter Tavares de Aguiar

Resumo


O artigo em questão visa estudar pormenorizadamente aspectos da poesia de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. Neste estudo será analisado o poema VIII presente na obra O Guardador de Rebanhos, ressaltando os principais recursos utilizados para a construção do texto poético, com ênfase para os efeitos sensoriais visuais e imagéticos criados no texto.


Palavras-chave


Alberto Caeiro. Poesia portuguesa. Recursos imagéticos.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Profanações. In: Elogio da Profanação. Tradução Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. 3° ed. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2002.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. 7° ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ECO, Umberto. Os seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

JÚDICE. Nuno. As máscaras do poema. Lisboa: Árion publicações, 1998.

PESSOA, Fernando. Obra poética. Organização, introdução e notas de Maria Aliete Galhoz. 3° ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

QUADROS, Antônio. Fernando Pessoa: Vida, Personalidade e Gênio, 2° ed. Lisboa: Dom Quixote, 1984.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia