"Explicarei breve em uma carta mais minuciosa": Sérgio Buarque de Holanda correspondente de Mário de Andrade (1922-1926)

Guilherme Pinheiro Pacheco

Resumo


O presente artigo procura analisar a correspondência de Sérgio Buarque de Holanda e Mário de Andrade entre os anos de 1922 e 1926. O corte temporal proposto é relevante, pois corresponde aos anos efervescentes do Modernismo, mais especificamente o período entre as duas primeiras revistas do movimento, Klaxon (1922-1923) e Estética (1924-1925). A intenção é tentar traçar a personalidade epistolar de Sérgio que aparece nessas cartas. Isso quer dizer que vamos nos centrar nos movimentos das cartas, deixando um pouco de lado o contexto mais amplo das discussões modernistas.

Palavras-chave


Epistolografia; Modernismo Brasileiro; Sérgio Buarque de Holanda; Mário de Andrade

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Mário de; HOLANDA, Sérgio Buarque de. Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda: correspondência / organização Pedro Meira Monteiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MONTEIRO, Pedro Meira. “A Correspondência de Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda 91922-1944)” in Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda / organização Stelio Marras – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, 2012, p. 91-107.

MORAES, Marcos Antonio de. Orgulho de Jamais Aconselhar: A Epistolografia de Mário de Andrade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 2007.

NEVES, Luiz Felipe Baêta. “Para uma teoria da carta: Notas de Pesquisa” in As Máscaras da Totalidade Totalitária: Memória e produção sociais. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1988, p. 191-195.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia