Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, sob o ISSN 2526-9542, de periodicidade semestral, aceita artigos resultantes dos processos de desenvolvimento e/ou análise e implementação de produtos educacionais, além de pesquisas teóricas na área de Ensino, voltadas ao contexto educacional em seus diferentes níveis e modalidades.

Com base no documento de área – Ensino (2013):

“Entende‐se por produção técnica, [...] produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não‐formais. Produtos educacionais podem ser, por exemplo:

  • Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, etc.);
  • Protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais;
  • Propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, etc.);
  • Material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
  • Material interativos (jogos, kits e similares);
  • Atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras)” (CAPES, 2013, p. 53)*.

* COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Diretoria de avaliação. Documento de área 2013. Disponível em:
<http://www.capes.gov.br/images/stories/downloa/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Ensino_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf>. Acesso em: dez. 2016.

Serão aceitos trabalhos em Português, Espanhol e Inglês, com resumos no idioma do artigo e em Inglês. Caso o artigo seja submetido em Inglês, deverá apresentar resumo em Português.

Os editores recomendam que os trabalhos encaminhados sejam inéditos e não estejam submetidos à análise de outra revista, em parte ou no todo.

Com a publicação, os autores cedem os direitos autorais dos artigos publicados para a Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE.

Os dados e conceitos emitidos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade dos autores.

 

 

Políticas de Seção

Revisão Teórica

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Produtos Educacionais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos encaminhados à Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino serão avaliados por dois pareceristas. O sistema blind-review é adotado nesta avaliação.

Caso o artigo receba pareceres divergências em avaliação, será encaminhado a um terceiro parecerista, que emitirá parecer pela aprovação ou não do artigo.

Serão consideradas, na avaliação, a relevância do tema, a qualidade técnica e científica do trabalho, bem como a organização e linguagem do artigo.

Poderão ser recrutados areceristas para integrar e auxiliar o Conselho Científico na forma “ad hoc”, entre pesquisadores da área com titulação mínima de mestre que desenvolvam temáticas pertinentes às linhas editoriais da revista.

Os originais aceitos e publicados não serão devolvidos em hipótese alguma e nem alterados após publicados, o artigo encaminhado para a publicação é de total responsabilidade(s) do autor(es).

A Revista de Produto Educacional e Pesquisas em Ensino, utiliza softwares para identificação de plágio/autoplágio.

 

Periodicidade

Semestral.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.