Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), ISSN 2526-9542, de periodicidade semestral, aceita artigos resultantes dos processos de desenvolvimento e/ou análise e implementação de produtos educacionais, além de pesquisas teóricas na área de Ensino, voltadas ao contexto educacional em seus diferentes níveis e modalidades.

Com base no documento de área – Ensino (2013):

“Entende‐se por produção técnica, [...] produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não‐formais. Produtos educacionais podem ser, por exemplo:

• Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, etc.);
  • Protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais;
  • Propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, etc.);
  • Material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
  • Material interativos (jogos, kits e similares);
  • Atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras)” (CAPES, 2013, p. 53)*.

* COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Diretoria de avaliação. Documento de área 2013. Disponível em:
<http://www.capes.gov.br/images/stories/downloa/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Ensino_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf>. Acesso em: dez. 2016.

Serão aceitos trabalhos em Português, Espanhol e Inglês, com resumos no idioma do artigo e em Inglês. Caso o artigo seja submetido em Inglês, deverá apresentar resumo em Português.

Os trabalhos encaminhados devem ser inéditos e não estarem submetidos à análise de outra revista, em parte ou no todo.

Com a publicação, os autores cedem os direitos autorais dos artigos publicados para a Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE.

Os dados e conceitos emitidos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade dos autores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos encaminhados à Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino serão avaliados por dois pareceristas. O sistema blind-review é adotado na avaliação.

Caso o artigo receba pareceres divergências em avaliação, será encaminhado a um terceiro parecerista, que emitirá parecer pela aprovação ou não do artigo.

Serão consideradas na avaliação, a relevância do tema, a qualidade técnica e científica do trabalho e a organização e linguagem do artigo.

Poderão ser recrutados areceristas para integrar e auxiliar o Conselho Científico na forma “ad hoc”, entre pesquisadores da área com titulação mínima de mestre que desenvolvam temáticas pertinentes às linhas editoriais da revista.

Os originais aceitos e publicados não serão devolvidos e nem alterados após publicados, o artigo encaminhado para a publicação é de total responsabilidade(s) do autor(es).

A Revista de Produto Educacional e Pesquisas em Ensino, utiliza softwares para identificação de plágio/autoplágio, verificar Item 8, nas condições para submissão em Diretrizes para submissão.

Periodicidade

Semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista REPPE (ISSN: 2526-9542) surgiu em 2016 atrelada à abertura do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), em 2015, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio. Porém, sua primeira edição foi publicada em 2017. O Prof. Dr. João Coelho Neto foi o Editor-Chefe, no período 2017 a 2022.