INTERDISCIPLINARIDADE E OS PCN/MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS E POSSIBILIDADES DE EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA.

Felipe Antonio Machado Fagundes Gonçalves, Guataçara Santos Junior

Resumo


Frente à importância dada à interdisciplinaridade nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), este estudo propõe uma análise das propostas de trabalho interdisciplinar contidas nos PCN de Matemática, buscando destacar também a importância da efetivação de ações interdisciplinares na escola bem como as vantagens que a prática interdisciplinar pode trazer para a Educação Estatística, refletindo sobre a importância da apreensão dos conceitos de interdisciplinaridade pelos professores, bem como o diálogo com a literatura atual que trata deste tema. Ao longo do trabalho apresentou-se um breve histórico da interdisciplinaridade bem como a sua conceituação na visão de alguns autores como Japiassu (1976), Fazenda (1995, 2014), Piaget (1972) e Jantsch (1972), procurou-se também evidenciar a relevância da Educação Estatística e as possibilidades de efetivação de propostas interdisciplinares nesta área de ensino, e por fim objetivou-se analisar o discurso interdisciplinar contido nos PCN e o olhar reflexivo de alguns teóricos que tratam deste tema.


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