PEER INSTRUCTION: DISCUSSÕES QUE PERMEIAM A FORMAÇÃO REFLEXIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Shalimar Calegari Zanatta, Hercilia Alves Pereira Carvalho, Bruna Marques Duarte

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de um método de ensino pautado no Peer Instruction. Trata-se da adaptação, descrição e aplicação de uma metodologia para o ensino de Física com acadêmicos do último ano da licenciatura de Ciências - Licenciatura plena da UNESPAR - campus de Paranavaí. Como parte integrante deste, apresentamos e discutimos resultados divulgados pela literatura pertinente sobre o Peer Instruction, idealizado pelo professor Eric Mazur da universidade de Harvard. A essência do método foi identificar as concepções alternativas dos acadêmicos e confrontá-las com as concepções compartilhadas pela comunidade cientifica.  O trabalho é de campo, possuindo um intuito quanti-qualitativo, e seus levantamentos de dados ocorreram por meio de aplicação de questionários e observações. A análise dos resultados é representada por gráficos que mostram a porcentagem de acertos antes e depois da aplicação do método e o ganho obtido foi calculado, conforme apresentado pelo autor do método. A análise dos resultados permite considerar que o método pode ser empregado para promover o processo de formação reflexiva dos futuros professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE
ISSN: 2526-9542