LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Sonia Maria da Costa Mendes, Márcio Henrique dos Santos, Ewerton Aurélio Santos Pereira

Resumo


O presente estudo, busca clarificar a concepção política e a percepção dos professores da rede pública estadual sobre os laboratórios de informática.  Os objetivos estão em verificar as atuais condições de utilização, os estímulos para uso ou não dos laboratórios pelos professores e as políticas públicas sobre tecnologias educacionais. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de campo junto a professores de três colégios estaduais da cidade de Londrina-PR, bem como em referencias teóricos e documentos que tratam da trajetória da inserção de tecnologias educacionais enquanto política pública nas escolas públicas do Paraná. Os resultados evidenciam que as políticas públicas sobre tecnologias educacionais nas escolas datam do ano de 1996 e retratam avanços e recuos, os quais oferecem reflexões sobre as realidades vigentes nos espaços escolares. Assim, espera-se contribuir para possíveis reflexões e revisão de conceitos sobre a existência, condições e utilização dos laboratórios de informática no processo de ensino aprendizagem. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre – RS: ArtMed, 2001.

LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1996.

LÈVY, Pierre - A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4ª Edição. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 2003.

SACRISTÁN, J. Gimeno, GÓMEZ, A. L. Pérez – Compreender e transformar o ensino. 4ª Edição. Porto Alegre RS: ArtMed, 1996.

ZABALA, Antoni – A prática educativa: como ensinar – Editora: ArtMed, 1998.

SEED-PR – Diretrizes para o uso de Tecnologias Educacionais. Disponível em: . Acesso em 28 de mai. 2017.

BARROS, Gílian Cristina; CANTINI, Marcos Cesar; SANTOS, Elizabete;TONO, Cineiva Campoli Paulino. As Tecnologias da Informação e Comunicação (Tic) nas Escolas do Paraná. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015053.pdf. Acesso em 28 de mai. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.