FOCOS DA APRENDIZAGEM: REVISÃO, DESDOBRAMENTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Sergio de Mello Arruda, Khalil Oliveira Portugal, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir um instrumento de análise denominado Focos da Aprendizagem. O artigo está dividido em cinco partes: (i) inicialmente comentamos de forma breve nossos pressupostos em relação à aprendizagem de um saber; (ii) em seguida expomos os três conjuntos de focos da aprendizagem – Focos da Aprendizagem Científica (FAC), Focos da Aprendizagem Docente (FAD) e Focos da Aprendizagem para a Pesquisa (FAP); (iii) na terceira parte apresentamos um levantamento das pesquisas publicadas até o presente momento a respeito desses três instrumentos; (iv) na sequência, a partir do enunciado de algumas questões pendentes, propomos uma versão geral dos focos denominada Focos da Aprendizagem de um Saber (FAS) e estabelecemos uma conexão entre os FAS e as relações com o saber; (v) finalmente, na quinta parte, discutimos algumas perspectivas futuras para a pesquisa sobre esse tema.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, R. N. A formação da identidade docente no contexto do PIBID: um estudo à luz das relações com o saber. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina.

ARAÚJO, R. N.; PASSOS, A. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Aspectos da Identidade Docente em Licenciandos de Matemática no Contexto do PIBID. Acta Scientiae, v.19, p.601-618, 2017.

ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Ed. UFSCar, p.24-41, 1998.

ARRIGO, V.; ALBERTONI, T. T.; LORECINI JR., A. Aplicando os Focos da Aprendizagem Docente na formação de professores de Química e Biologia. Anais do XI Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), p.8600-8609, 2013.

ARRUDA, S. M.; BUENO, E. A. S. O PIBID/UEL e suas contribuições para a formação de professores de Londrina. In: RIBEIRO, D. M.; CASTELA, G. da S.; JUSTINA, L. D. (Orgs.). Formação de Professores no Paraná: O PIBID em foco. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

ARRUDA, S. M.; LIMA, J. P. C.; PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v.11, n.2, p.139-160, 2011.

ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Instrumentos para a análise da relação com o saber em sala de aula. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v.1, n.2, p.95-115, 2017.

ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; FREGOLENTE, A. Focos da Aprendizagem Docente. Alexandria, v.5, n.3, p.25-48, 2012.

ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; PIZA, C. A. de M.; FELIX, R. A. B. O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação, v.19, n.2, p.481-498, 2013.

ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; PEDRO, C. L. O Facebook pode ajudar a aprender. Nuroeducação, n.8, p.60-64, 2016.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2012.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. Ensinar, formar: lógica dos discursos constituídos e lógica das práticas. In: CHARLOT, B. Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização. Porto Alegre: Artmed, p.89-99, 2005.

CORRÊA, N. N. G. Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina.

CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Perfil metacognitivo (parte II): aplicação de instrumento de análise. Investigações em ensino de ciências (online), 2018. No prelo.

CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Metacognição e as relações com o saber. Ciência & Educação, 2017. No prelo.

DARROZ, L. M.; WANNMACHER, C. M. D. Aprendizagem docente proporcionada pela participação no PIBID/Física: a visão dos coordenadores de área. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.8, n.4, p.221-240, 2015a.

DARROZ, L. M.; WANNMACHER, C. M. D. Aprendizagem docente no âmbito do PIBID/Física: a visão dos bolsistas de iniciação à docência. Ensaio, v.17, n.3, p.727-748, 2015b.

DARROZ, L. M.; WANNMACHER, C. M. D. Aprendizagem docente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Física: o que dizem os supervisores. Imagens da Educação, v.6, n.1, p.38-49, 2016.

DARTORA, T. M.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Ambientes informais de aprendizagem: o que há nos anais do EBRAPEM sobre eles? Anais do X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), p.8155-8166, 2011.

DUARTE, F. B. de M. D. Necessidades formativas e aprendizagens docentes em uma licenciatura em ciências biológicas a distância da UFRN. 127f. 2016. Dissertação de Mestrado – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

FEJOLO, T. B.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Aprendizagem científica informal no PIBID: identificando e interpretando os focos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.30, n.3, p.628-649, 2013.

FILGUEIRA, S. S.; SILVA, L. M. da. Os focos da aprendizagem científica: em busca de evidências da aprendizagem em uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v.1, n.1, p.16-25, 2017.

FREGOLENTE, A. O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente. 66f. 2012. Dissertação de Mestrado – Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, 2012.

FREGOLENTE, A.; PASSOS, M. M; ARRUDA, S. M.; FREGOLENTE, D. O teatro e as suas implicações na aprendizagem científica e na formação docente. Anais do IX Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, p.1384-1389, 2013.

GARCIA, L. H.; PASSOS, M. M.; ARAÚJO; R. N.; ARRUDA; S. M. O PIBID e o aprendizado da docência: análise de um relato. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, p.2676-2691, 2014.

GUIMARÃES, D. T. Dicionário Técnico Jurídico. 20. ed. São Paulo: Rideel, 2017.

HIDI, S.; RENNINGER, K. A. The four-phase model of interest development. Educational Psychologist, v.41, n.2, p.111-127, 2006.

ILLERIS, K. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: ILLERIS, K. (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, p.15-30, 2013.

KURUTZ, L. S.; FORTES, F. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Ciências Biológicas na formação acadêmica e profissional dos bolsistas participantes. Revista Ensino & Pesquisa, v.13, n.1, p.42-62, 2015.

LIMA, J. P. C.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; DOHL, V. V. Aprofundando a compreensão da aprendizagem docente. Ciência & Educação, v.21, p.869-891, 2015.

LUCAS, L. B. Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de Biologia. 286f. 2014. Tese de Doutorado – Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, 2014.

LUCAS, L. B.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Axiologia e o processo de formação inicial de professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v.18, n.3, p.645-665, 2013.

LUCAS, L. B.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Os Focos da Aprendizagem Docente (FAD) como valores gerais para a formação inicial de professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v.20, n.1, p.15-34, 2015.

MACHADO, E. DA S.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; MAISTRO, V. I. de A. Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.8, n.2, p.71-86, 2015.

MARTIN, G. F. S. Caracterização do interesse pela docência em estudantes participantes do PIBID em cursos de ciências naturais. 126f. 2016. Tese de Doutorado – Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, 2016.

MARTIN, G. F. S.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. O modelo de quatro fases do desenvolvimento do interesse aplicado à aprendizagem da docência. Investigações em Ensino de Ciências, v.21, n.1, p.46-61, 2016.

MENDONÇA, A. da S.; DIAS, G. da C. O centro de ciências: uma ferramenta para a aprendizagem científica informal na prática docente. São Paulo: Blucher, 2016.

MORYAMA, N. Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia: uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente. 102f. 2013. Dissertação de Mestrado – Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, 2013.

MORYAMA, N.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. D. M. Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia. Alexandria, v.6, n.3, p.191-210, 2013.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL (NRC). Taking Science to School: Learning and Teaching Science in Grades K-8. Washington: The National Academic Press, 2007.

______. Learning Science in Informal Environments: people, places, and pursuits. Washington: The National Academic Press, 2009.

OBARA, C. E. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. 167f. 2016. Dissertação de Mestrado – Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, 2016.

OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Focos da Aprendizagem Docente: um estudo com professores de Química ex-bolsistas do PIBID. Alexandria, v.10, n.1, p.75-95, 2017a.

______. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência & Educação, v.23, n.4, p.979-994, 2017b.

OBARA, C. E. PASSOS, M. M.; BROIETTI, F. C. D.; STANZANI, E. L. Contribuições do PIBID para a aprendizagem docente. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química – XVIII ENEQ, 2016.

OBARA, C. E.; PIRATELO, M. V. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. O interesse em ciências: as relações em uma configuração familiar. Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT), 2014.

ORTIZ, E.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; SILVA, M. R. Os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa e a escolha pela pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Revista Ensino & Pesquisa, v.14, n.1, p.55-70, 2016.

PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M.; PRINS, S. A.; CARVALHO, M. A. Memórias: uma metodologia de coleta de dados dois exemplos de aplicação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.8, n.1, p.1-21, 2008.

PASSOS, M. M.; CORRÊA, N. N. G.; ARRUDA, S. M. Perfil metacognitivo (parte I): uma proposta de instrumento de análise. Investigações em ensino de ciências, v. 22, p. 176-191, 2017.

PEDRO, C. L. Sites de redes sociais como ambiente informal de aprendizagem científica. 144f. 2014. Dissertação de Mestrado – Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, 2014.

PEDRO, C. L.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Aprendizagem Científica no Facebook. Alexandria, v.8, n.1, p.3-19, 2015.

PIRATELO, M. V. M. Um estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL: licenciatura em Física. 140f. 2013. Dissertação de Mestrado – Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, 2013.

PIRATELO, M. V. M. ANDRADE, E. C. A.; TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. O Aprendizado Docente evidenciado por licenciandos em Física e em Matemática. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC), 2013.

PIRATELO, M. V. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Um estudo a respeito das evidências de aprendizado docente no PIBID da Licenciatura em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.31, n.3, p.493-517, 2014.

RAMOS, F. P.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; SILVA, M. R. Os acontecimentos pós-genômicos: formações discursivas em ambientes informais. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.11, n.2, p.406-430, 2012.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores no processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.333-352, 2008.

STANZANI, E. L.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Reflexões sobre a aprendizagem científica em ambientes informais de educação. Anais do X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), p.9694-9707, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, L. A. Um estudo a partir da análise de Memórias de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. 183f. 2013. Dissertação de Mestrado – Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, 2013.

TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, v.21, n.2, p.525-541, 2015.

TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M; OHIRA, M. A. Pesquisa em Ensino de Ciências: focos da aprendizagem para a pesquisa. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, 2013.

VICENTIN, F. R. A lousa digital e a aprendizagem do professor que ensina matemática. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

VISCOVINI, R. C.; SABINO, A. C.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Programa Focus: praticidade na análise dos dados. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.9, n.2, p.11-23, 2016.

WENGER, E. Uma teoria social da aprendizagem. In: ILLERIS, K. (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, p.15-30, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico  
 

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe