SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM ABORDAGEM CTSA PARA FORMAÇÃO ÉTICA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Gabriel Scoparo do Espírito Santo Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Moacir Pereira de Souza Filho Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

Neste estudo, busca-se efetuar uma contribuição à formação ética dos estudantes no contexto das aulas de física ministradas no ensino regular de escolas públicas. O propósito é desenvolver a capacidade reflexiva em termos éticos como uma faceta permanente da educação cidadã. Para tal fim, são propostas duas sequências didáticas, nas quais os temas selecionados são “a produção e o consumo de energia elétrica no âmbito nacional”, bem como “a origem do universo”, visando incorporar a perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) ao ensino de física. O referido movimento defende uma visão holística da ciência, considerando suas raízes sociais e suas implicações ambientais. Nessa abordagem, o foco não repousa na mera assimilação abstrata de conteúdos descontextualizados, mas sim na utilização do conhecimento científico em tecnologias específicas ou em situações concretas que permitam melhorias ou soluções para problemas, ao passo que também se busca estabelecer conexões históricas entre a ciência, os interesses da sociedade e as tecnologias disponíveis. Essa perspectiva procura combater a noção de uma ciência linear e destituída de vínculos com os interesses econômicos vigentes na sociedade. Por meio dessa abordagem, pretende-se viabilizar a discussão de questões éticas sem interromper o conteúdo escolar, conferindo à ética um estatuto verdadeiramente transversal, conforme preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Biografia do Autor

Gabriel Scoparo do Espírito Santo , Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Atualmente, é Assistente de Suporte Acadêmico II - Física, no laboratório de física da FCE - UNESP - Campus de Tupã.

Moacir Pereira de Souza Filho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru. Professor Assistente do Departamento Física, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na UNESP, Campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos