EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADE EPISTEMOLÓGICA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE
Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão da atividade epistemológica da Educação Física e os saberes necessários à prática docente, em torno do seu “status científico e/ou pedagógico nessa área do conhecimento. Porém, dada a importância e “status” que a ciência goza na sociedade e no meio acadêmico. A conclusão inicial é que a Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos sociais e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica. Com isso, a atividade desenvolvida pela Educação Física vem sofrendo algumas modificações, apresentando diferentes focos durante a história, como a higiene, a disciplina, o desempenho esportivo e mais atualmente a saúde. Nesse contexto, na qualidade de prática pedagógica, o projeto da Educação Física exige metodologias de pesquisa adequadas, que respeitem a dimensão ético-normativa inerente à prática pedagógica. Para tal, realiza-se inicialmente uma revisão bibliográfica crítica das ideias de Tani (1996), Bracht (1992, 1999) e Lovisolo (1996, 1998), entre autores que, ao longo da década de 1990, contribuíram de modo importante para o tema em questão, ao trazerem à luz novas perspectivas. Então, buscou-se através deste estudo uma melhor compreensão sobre a atividade epistemológica da Educação Física como um importante caminho de legitimação da prática profissional.
Texto completo:
PDFReferências
BETTI,Mauro.Educação Física e Mídia: novos olhares, outras práticas.SP:Hucitec,2003137 p.
BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
______. Educação física: a busca da legitimação pedagógica. In: _____. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992. p.33-53.
______. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: UNIJUÍ, 1999.
BOMBASSARO, L.C. As fronteiras da Epistemologia: como se produz o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1992.
CARBINATTO, M.V. A teoria da complexidade e a educação física: buscando a religação dos saberes na área. 2006. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2006.
CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
CHAVES-GAMBOA, M. C.; SANCHEZ-GAMBOA, S. Pesquisa na educação física: epistemologias, escola e formação profissional. Maceió: Edufal, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p. ISBN 978-85-385-4198-1.
FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8 (2). 2003.
GIL PÉREZ, D.; CARVALHO, A.M. P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações, São Paulo: Cortez, 2001.
LOVISOLO, H. Hegemonia e legitimidade nas ciências do esporte. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.51-72, 1996.
______. Pós-graduações e educação física: paradoxos, tensões e diálogos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.20, n.1, p.11-21, 1998.
SANTIN, S. Educação Física: temas pedagógicos. 2 ed. EST Edições, Porto Alegre, 2002.
SILVEIRA, F. L. A Filosofia da Ciência e o Ensino de Ciências. Em Aberto, Brasília, nº 55, jul./set. 1992.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 1996.
TANI, G. Cinesiologia, educação física e esporte: ordem emanente do caos na estrutura acadêmica. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.9-50, 1996.
TESSER, J. G. Principais linhas epistemológicas contemporâneas Educ. ver, Curitiba, n.10, p. 91 – 98, 1994.
Apontamentos
- Não há apontamentos.





Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe
Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE
ISSN: 2526-9542