ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA: RECURSO PEDAGÓGICO - USO DO LABORAÓRIO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE QUÍMICA – DESAFIOS DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo apresenta aulas práticas no laboratório de Química como recurso pedagógico importante para auxiliar na construção dos conceitos trabalhados nos primeiros anos do ensino médio. O objetivo principal é favorecer aos alunos uma aprendizagem que tenha significado e possa relacionar as teorias normalmente estudadas na sala de aula com experimentos práticos facilitando o aprendizado e o despertar científico dos alunos. Descrevemos aqui estas atividades juntamente com argumentos e conclui-se o texto com os resultados obtidos. A presente pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Protásio Alves, situado na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Participaram alunos de quatro turmas do 1° ano do Ensino Médio, totalizando 106 alunos. Todas as turmas do turno da manhã com faixa etária de 14 a 16 anos.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280. Maio/ago. 2007.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Disponível em: Acesso em: 17 de junho de 2012.
BROWN, T. L.; LEMEY Jr., H. E.; BURTEN, B. E.; BURD¬GE, J. R. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
BUENO, L.; Moreia, Kátia de Cássia; Soares, Marília; Andréia Cristiane Silva Wiezzel; Teixeira, M F S; DANTAS, D. J. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. In: Silvania Lanfredi Nobre; José Milton de Lima. (Org.). Livro Eletrônico do Segundo Encontro do Núcleo de Ensino de Presidente Prudente São Paulo: Unesp, 2007.
CARRARA, J. A. Concepção de ciências e suas implicações para o ensino.Saluvita, v. 23, n. 1, p. 125-129, 2004. Disponível em: Acesso em: 12 set. 2018.
DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Caderno de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, março/2002.
GIORDAN, M.O papel da experimentação no ensino de ciências, Química Nova na Escola, nº 10, Novembro, 1999, (p.43-49).
GUIMARÂES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola vol. 31, n.03, São Paulo, 2009.
MACHADO, P. F. L.; MÒL, G. S. Experimentando química com segurança. Química Nova na Escola. N° 27, p. 57-60, 2007.
MELLO, J. F. R. Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
MORTIMER, Eduardo Fleury (Org.). Química: Ensino Médio. Vol. 4, Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
NANNI, Reginaldo. A natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de ciências. Revista Eletrônica de Ciências. N°. 26. Maio 2004. São Carlos. Disponível em: Acesso em: 17 de junho de 2013.
QUEIROZ, S. L.; ALMEIDA, M. J. P. M. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência e Educação, Bauru, v.10, n.1, 2004.
VEIGA, I. P. A. et al. Pedagogia universitária: a aula em foco. São Paulo: Papirus, 2000. 247 p.
ZIMMERMANN, A. O ensino de química no 2º. grau numa perspectiva interdisciplinar. Palotina. SEED, 1993.
Apontamentos
- Não há apontamentos.





Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe
Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE
ISSN: 2526-9542