ASPECTOS PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS-ESTÉTICOS NA PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS DO CURSO DE FÉRIAS “FORMA, FUNÇÃO E ESTILO DE VIDA DOS ANIMAIS”

Orlando Temistocles Cruz Arnaud, João Manoel da Silva Malheiro

Resumo


Este artigo apresenta análises de aspectos técnicos-estéticos de produção de audiovisual sobre Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) em um Curso de Férias denominado “Forma, Função e Estilo de Vida dos Animais” em um município do interior do Estado do Pará. As construções dos dados foram por meio de produção audiovisual envolvendo problemas sobre comportamento dos peixes, e depois trabalhada a partir de uma análise de conteúdo qualitativo de questionário aberto aplicado a seis professores monitores (P1... P6) e dois especialistas em audiovisual (E1 e E2). Os resultados revelam que os aspectos técnicos-estéticos do vídeo retratam as etapas da ABP como, formação do grupo tutorial, definição do problema, geração de hipóteses, descrição do desenho experimental e socialização, sendo avaliada pelos professores monitores e especialistas como positiva e satisfatória. A relevância deste produto está na evidência da Pedagogia Visual como metodologia de ABP, na perspectiva de orientações sobre a importância da visualidade na Educação em Ciências.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ACADEMY OF MOTION PICTURE ARTS AND SCIENCES. Enciclopédia Britannica. 2004. Disponível em: https://www.britannica.com/ Acesso em: 25 ago. 2018.

ALMEIDA, E. M. R. de. A aprendizagem baseada em problemas no curso de graduação em Medicina na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): desafios da implantação curricular. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências da Saúde), Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, Universidade Federal de São Paulo, 2013.

ARAÚJO, R. S. O Uso de Analogias e a Aprendizagem Baseada em Problemas: Análise dos Discursos Docente e Discente em um Curso de Férias. 2014. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências), Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

ARAÚJO, U.; ARANTES, V. Comunidade, Conhecimento e Resolução de Problemas: o projeto acadêmico da USP Leste. In: ARAÚJO, U. F. e SASTRE, G. (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino superior. Porto Alegre (RS): Summus Editorial, 2009.

ARNAUD, O. T. C. Produção de Audiovisual sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas: passos de sua constituição em um Curso de Férias em Mãe do Rio (PA). 2017. 164f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal do Pará- Belém (PA): IEMCI/UFPA, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

BARROWS. H. A taxonomy of problem-based learning methods. Medical Education, 20, p. 481-486, 1986.

CARNEIRO, V. L. Q. Analisando e produzindo o audiovisual: oficina de vídeo na Escola. In: CARNEIRO, V. L. Q. TV na escola e os desafios de hoje: curso de extensão para professores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública UniRede e SEED/MEC. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002, p. 8-50.

COELHO, A. E. F. Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas em um Curso de Férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

CYRINO, E. G.; PEREIRA, M. L. T. Trabalhando com estratégias de ensino/aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, vol. 20. p. 780-788, 2004.

DECKER, I. da R.; BOUHUIJS, P. Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologia da problematização: identificando e analisando continuidades e descontinuidades nos processos de ensino-aprendizagem. In: ARAUJO, Ulisses; SASTRE, Genoveva. (Orgs.) Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. São Paulo: Summus, 2009.

DEELMAN, A; HOEBERIGS, B. A ABP no Contexto da Universidade de Maastrich. In. ARAUJO, U.; SASTRE, G. (Orgs.) Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. - São Paulo (SP): Summus, 2009.

DRUMMOND, L. V. L. C. Produção e Avaliação de Materiais Didáticos Audiovisuais para Ensino de LIBRAS a Distância. 2013. 154f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens), POSLING, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013.

FERRÉS, J. Vídeo e educação. 2. ed. - Porto Alegre: Artes Médicas. 1996.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOMES, L. F. Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise. Rev. Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 233, p. 477-492, set./dez. 2008.

MALHEIRO, J. M. S. Panorama da Educação Fundamental e Média no Brasil: o modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas como experiência na prática docente. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Área de Concentração: Ensino de Ciências). Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico - Universidade Federal do Pará. Belém (PA), 2005.

MALHEIRO, J. M. S. A Resolução de Problemas por Intermédio de Atividades Experimentais Investigativas Relacionadas à Biologia: uma análise das ações vivenciadas em um Curso de Férias em Oriximiná (PA). 2009. 314 f. Tese (Tese de Doutorado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2009.

MALHEIRO, J. M. S.; DINIZ, C. W. P. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências: Mudando atitudes de alunos e professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 4, p. 1-10, 2008.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, v.2, jan./abr., p. 27-35, 1995.

NEVES, M. D. Aprendizagem Baseada em Problemas e o Raciocínio Hipotético-Dedutivo no Ensino de Ciências: Análise do padrão de raciocínio de Lawson em um Curso de Férias em Castanhal (PA). 2013, 208f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

OLIVEIRA, F. R. R. O audiovisual como facilitador do aprendizado baseado em resoluções de problemas (Problem-Based Learning – PBL): Um estudo exploratório a partir da construção e utilização de um vídeo experimental no ensino de neuroanatomia. 2011. 74 f. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2018.

PÁDUA, J. Técnicas de investigación aplicadas a las ciências sociales. México: Fondo de Cultura Económica, 2000.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

POWLIK, J.; FORTENBERRY, N. Putting Education in the Picture. Journal of SMET Education: Innovations and Research, v. 2, n. 3 e 4, p. 3-10, set/dez. 2001.

REZENDE, L. A.; STRUCHINER, M. Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.1, p.45-66, mar. 2009.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. [online]. São Carlos: EdUFSCar, 2008. 151 p.

SERAFINI, D. J. A linguagem audiovisual no processo educativo e incentivo à leitura. XXXIII Congresso Brasileiro de Comunicação. Anais... Caxias do Sul: Intercom, 2010.

SILVA, A. A. B. INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM UM CURSO DE FÉRIAS: A constituição do conhecimento científico sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2015. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências), Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

SILVA, R. V.; MACEDO, E. O vídeo com o recurso de aprendizagem em salas de aula do 5º ano. EDAPECI, São Cristóvão. v. 6, n.6, p. 93-103, dez. 2010.

SOUSA, T. B. Técnicas Argumentativas Através da Aprendizagem Baseada em Problemas em um Curso de Férias. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Belém (PA): IEMCI/UFPA, 2017.

VASCONCELOS, C.; ALMEIDA, A. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino das Ciências: propostas de trabalho para Ciências Naturais, Biologia e Geologia - Porto: Porto Editora, 2012.

VEIGA, I. P. A. Formação médica e aprendizagem baseada em problemas. 1. ed. – Campinas (SP): Papirus, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE - ISSN: 2526-9542