COMPREENSÃO LEITORA DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO EIXO “GRANDEZAS” E “MEDIDAS”: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE RESPOSTAS DE ALUNOS E O RESULTADO DA PROVA BRASIL

Francine Baranoski Pereira, Ana Lúcia Pereira, Angela Inês Klein, Angela Maria Santana, Samanta Mizunuma, Sanny Carla Duarte

Resumo


O objetivo desta pesquisa é apresentar resultados de estudo comparativo realizado a partir das respostas de 45 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I, entre 9 e 10 anos, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, em uma avaliação realizada em sala de aula, com os resultados do 5° ano da Prova Brasil de 2015, também da cidade de Ponta Grossa, no que diz respeito à compreensão leitora de problemas matemáticos no Eixo “Grandezas” e “Medidas”. Este texto apresenta as reflexões do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Ensino e Cognição”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa acerca desta comparação. Os dados tanto da avaliação quando da Prova Brasil evidenciam falha na compreensão em leitura, ocasionando resultados bastante insatisfatórios para o nível de ensino. 


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, T. M. de ; ROWELL, V. M. Problematização e ensino de língua materna. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO, 5. 2007, Pelotas. Anais... No prelo.

BRASIL, Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: Ensino Fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasilia: MEC, SEB; Inep, 2008.

CAGLIARI, Luiz Carlos Cagliari. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

CARRASCO, Lucia H. M. Leitura e escrita na matemática. In: NEVES, Iara C.B et al. (Orgs). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da Universidade de UFRGS, 2000, p.190-202.

DANTE, Luiz Roberto. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. 1 ed. São Paulo: Ática, 2010.

DELMANTO, Dileta. et.al. Prova Brasil na escola: material para professores coordenadores pedagógicos e diretores de escola de ensino fundamental. São Paulo: CENPEC, 2007.

FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. 26 p.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis; CARDOSO, Cleusa de Abreu. Educação Matemática e letramento: textos para ensinar Matemática, Matemática para ler o texto. In: NACARATO, Adair Mendes; LOPES,CELI Espasandin (Orgs.) Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005, p. 63-76.

MACHADO, A.C. A Aquisição do Conceito de Função: perfil de imagens produzidas pelos alunos. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 1998, p.9.

PONTA GROSSA. Diretrizes curriculares: ensino fundamental. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Ponta Grossa/PR, 2015.

POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

VIEIRA, E. Aprendizagem, raciocínio e resolução de problemas matemáticos. Projeto – Revista de Educação: Matemática, v. 2, n. 3, jul./dez. 2000.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira. Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações básicas. São Paulo: Edições Mathema, 2012.

__________________. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SNOWLING, Margaret J., HULME, Charles (org.) A Ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.

ZUCHI, Ivanete. A importância da linguagem no ensino de matemática. Educação Matemática em Revista. São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Ano 11, nº 16, p. 49-55, maio de 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE - ISSN: 2526-9542