INTERVENÇÕES DIDÁTICAS PAUTADAS PELA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO: ESTUDO ENVOLVENDO PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Alvaro Becker da Rosa, Vinicius Fernandes de Uzeda

Resumo


No presente trabalho apresentamos uma pesquisa realizada com artigos publicados em periódicos nacionais no campo da Educação em Ciências e vinculados ao tema Alfabetização Científica. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura nacional estudos associados a intervenções didáticas voltadas a promover a alfabetização e letramento científico, identificando suas características. Para a análise desses artigos foi adotado uma pesquisa do tipo estado do conhecimento e analisado um conjunto de periódicos estratificados com Qualis A1, A2 e B1 pela Capes para a Área de Ensino. No universo investigado foram identificados dez artigos que atenderam aos critérios estabelecidos e constituíram o corpus de investigação. Como resultado o estudo apontou para a utilização de diferentes autores e referenciais para ancorar os estudos voltados ao tema; que os anos iniciais tem sido o foco do maior número de pesquisas envolvendo intervenções didáticas; e, que a maioria desses estudos apresentam como preocupação principal trazer a ciência para o mundo vivencial dos alunos, respondendo a demandas emergentes do contexto social no qual o eles estão inseridos.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares a os Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRITO, Liliane de Oliveira; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de Ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 1, p. 123-146, 2016.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; TINOCO, Sandra Carpinetti. O Ensino de Ciências como “enculturação”. In: CATANI, Denise Barbara; VICENTINI, Paula Perin (Orgs.). Formação e autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores. São Paulo: Escrituras, 2006. p. 251-255

CHASSOT, Ático. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Ijuí, 2011.

CUNHA, Rodrigo Bastos. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciência. Ciência & Educação, v. 24, n. 1, p. 27-41, 2018.

FABRI, Fabiane; SILVEIRA, Rosemari MCF. Alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 99-127, 2012.

FOUREZ, Gérad. Alfabetización científica y tecnológica: a cerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. 1. reimp. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.

FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivam Amorosio do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no 1º grau. São Paulo: Atual, p. 124, 1986.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994.

HURD, Paul Dehart. Scientific literacy: new mind for a changing world. Science & Education, Stanford, USA, n. 82, p. 407-416, 1998.

LOMEU, Gisele Carvalho; IOCCA, Fátima Aparecida Da Silva. Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo. Eventos Pedagógicos, v. 7, n. 3, p. 1402-1414, 2016.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 37-50, 2001.

MELLO, Leonides Silva Gomes; GUAZZELLI, Iara Regina Bocchese. A alfabetização científica e tecnológica e a educação para a saúde em ambiente não escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 1, p. 22-41, 2011.

MORTIMER, Eduardo Fleury.; MACHADO, Andréa Horta. A Linguagem em uma Aula de Ciências. Presença Pedagógica, v. 2, n. 11, p. 49-57, 1996.

NATIONAL RESEARCH COUNIL (NRC). A framework for K-12 science education: practices, crosscutting. Washington D.C, The National Academies Press, 2012.

RAMOS, Luan Costa; SÁ, Luciana Passos. A Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos Baseadas no Programa “Mão na Massa”. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 123-140, 2013.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

RIBEIRO, Thiago Vasconcelos; COLHERINHAS, Guilherme; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi. O Estudo de temas tecnológicos na educação CTSA: uma experiência de alfabetização científica e tecnológica no ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, p. 38-58, 2016.

SANTOS, Rosemary Conceição; BARBIERI, Marisa Ramos; SANCHEZ, Roberto Galetti. Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 14, p.1-18, 2017.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-550, 2007.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

VINTURI, Erik Flavio; VECCHI, Rodrigo de Oliveira; IGLESIAS, Aline; GHILARDI-LOPES, Natalia Pirani. Sequências didáticas para a promoção da alfabetização científica: relato de experiência com alunos do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 3, p.11-25, 2014.

YAMADA, Mayumi; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Alfabetização Científica: apropriações discursivas no desenvolvimento da escrita de alunos em aula de Ecologia. Revista Práxis, v. 5, n. 10, p. 29-40, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE - ISSN: 2526-9542