INTERVENÇÕES DIDÁTICAS PAUTADAS PELA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO: ESTUDO ENVOLVENDO PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Resumo
No presente trabalho apresentamos uma pesquisa realizada com artigos publicados em periódicos nacionais no campo da Educação em Ciências e vinculados ao tema Alfabetização Científica. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura nacional estudos associados a intervenções didáticas voltadas a promover a alfabetização e letramento científico, identificando suas características. Para a análise desses artigos foi adotado uma pesquisa do tipo estado do conhecimento e analisado um conjunto de periódicos estratificados com Qualis A1, A2 e B1 pela Capes para a Área de Ensino. No universo investigado foram identificados dez artigos que atenderam aos critérios estabelecidos e constituíram o corpus de investigação. Como resultado o estudo apontou para a utilização de diferentes autores e referenciais para ancorar os estudos voltados ao tema; que os anos iniciais tem sido o foco do maior número de pesquisas envolvendo intervenções didáticas; e, que a maioria desses estudos apresentam como preocupação principal trazer a ciência para o mundo vivencial dos alunos, respondendo a demandas emergentes do contexto social no qual o eles estão inseridos.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares a os Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRITO, Liliane de Oliveira; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de Ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 1, p. 123-146, 2016.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa; TINOCO, Sandra Carpinetti. O Ensino de Ciências como “enculturação”. In: CATANI, Denise Barbara; VICENTINI, Paula Perin (Orgs.). Formação e autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores. São Paulo: Escrituras, 2006. p. 251-255
CHASSOT, Ático. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Ijuí, 2011.
CUNHA, Rodrigo Bastos. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciência. Ciência & Educação, v. 24, n. 1, p. 27-41, 2018.
FABRI, Fabiane; SILVEIRA, Rosemari MCF. Alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 99-127, 2012.
FOUREZ, Gérad. Alfabetización científica y tecnológica: a cerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. 1. reimp. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.
FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivam Amorosio do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no 1º grau. São Paulo: Atual, p. 124, 1986.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994.
HURD, Paul Dehart. Scientific literacy: new mind for a changing world. Science & Education, Stanford, USA, n. 82, p. 407-416, 1998.
LOMEU, Gisele Carvalho; IOCCA, Fátima Aparecida Da Silva. Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo. Eventos Pedagógicos, v. 7, n. 3, p. 1402-1414, 2016.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 37-50, 2001.
MELLO, Leonides Silva Gomes; GUAZZELLI, Iara Regina Bocchese. A alfabetização científica e tecnológica e a educação para a saúde em ambiente não escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 1, p. 22-41, 2011.
MORTIMER, Eduardo Fleury.; MACHADO, Andréa Horta. A Linguagem em uma Aula de Ciências. Presença Pedagógica, v. 2, n. 11, p. 49-57, 1996.
NATIONAL RESEARCH COUNIL (NRC). A framework for K-12 science education: practices, crosscutting. Washington D.C, The National Academies Press, 2012.
RAMOS, Luan Costa; SÁ, Luciana Passos. A Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos Baseadas no Programa “Mão na Massa”. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 123-140, 2013.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
RIBEIRO, Thiago Vasconcelos; COLHERINHAS, Guilherme; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi. O Estudo de temas tecnológicos na educação CTSA: uma experiência de alfabetização científica e tecnológica no ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, p. 38-58, 2016.
SANTOS, Rosemary Conceição; BARBIERI, Marisa Ramos; SANCHEZ, Roberto Galetti. Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 14, p.1-18, 2017.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-550, 2007.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
VINTURI, Erik Flavio; VECCHI, Rodrigo de Oliveira; IGLESIAS, Aline; GHILARDI-LOPES, Natalia Pirani. Sequências didáticas para a promoção da alfabetização científica: relato de experiência com alunos do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 3, p.11-25, 2014.
YAMADA, Mayumi; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Alfabetização Científica: apropriações discursivas no desenvolvimento da escrita de alunos em aula de Ecologia. Revista Práxis, v. 5, n. 10, p. 29-40, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.





Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe
Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE
ISSN: 2526-9542