A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS E ABORDAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Luiz Clebson de Oliveira Silvano, Vera Lúcia Reis da Silva

Resumo


A disciplina de Educação Física analisada sob a perspectiva de seus conteúdos e abordagens se apresenta como estratégia teórico-metodológica para os professores desenvolverem suas ações pedagógicas, subsidiando ao ambiente escolar práticas que podem dar início a mudanças significativas na aprendizagem dos alunos. Dessa forma, este trabalho objetivou explicitar os conteúdos e as abordagens pedagógicas emergidas nas práticas dos professores de Educação Física em escolas públicas municipais e estaduais de Humaitá, Amazonas. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados, o grupo focal. A amostra foi composta por sete (7) professores, nos lócus da pesquisa. A análise de conteúdo foi fundamentada na concepção de Bardin (2009) onde foi selecionado o tópico de discussão e sua interpretação, sendo relativo aos conteúdos agregados em unidades e classificados de acordo com a categorização dos núcleos temáticos apresentados por Oliveira (2004). Os resultados evidenciaram que os professores reconhecem as abordagens como um guia para seus trabalhos, contudo o conhecimento teórico sobre elas, falta uma melhor fundamentação para a aplicação dos conteúdos e desenvolvimento das atividades com resultados mais concretos a serem alcançados nas aulas. Os conteúdos priorizados pelos professores é o esporte institucionalizado e os jogos. Porém, o esporte, ainda, vem sendo trabalhado de forma tradicional, como forma de buscar talentos individuais utilizando para isto, os jogos escolares. Portanto, a lembrança do caráter educativo do esporte nas aulas precisa ser despertada em detrimento do esquecimento da formação global do aluno, como função primordial da Educação Física.


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