SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Edilene Fernandes Leal, Arthur Gonçalves Machado Júnior

Resumo


Este artigo é oriundo de um recorte do produto educacional, elemento que faz parte da nossa dissertação do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Temos como objetivo apresentar uma sequência didática com situações de ensino, envolvendo o objeto de conhecimento: problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar), com o intuito de possibilitarmos aos professores da educação básica, em especial, professores que atuam nos três primeiros anos do I ciclo do Ensino Fundamental, uma proposta metodológica que favoreça o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos matemáticos colocados em foco. Na construção do estudo, adotamos como aporte teórico a Teoria das Situações Didáticas (TSD), segundo os princípios expressos por Brousseau. Cabe salientarmos que a referida sequência didática foi desenvolvida por nós em um Curso de Especialização em Educação Matemática para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse espaço formativo ficou evidenciado que os professores apresentaram algumas dificuldades relacionadas ao conhecimento do conteúdo matemático, bem como a forma de organização do seu ensino, porém ao desenvolvermos a sequência didática com situações de ensino SD, apresentadas neste estudo, os sujeitos participantes passaram a compreender e ressignificar melhor os conhecimentos matemáticos abordados no referido curso.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007. 218p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.

BROUSSEAU, G. Introdução à teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino/Guy Brousseau; apresentação de Benedito Antônio da Silva; consultoria técnica José Carlos Miguel; [tradução Camila Bogéa]. – São Paulo: Ática, 2008. 128p. (Educação em ação).

LEAL, E. F. Formação Continuada para Professores dos anos iniciais: uma proposta para o ensino das operações de adição e de subtração, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Docência Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2019a.

LEAL, E. F. Sequências Didáticas para o ensino das operações de adição e subtração. Produto Educacional - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Docência Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2019b. Disponível em: http://ppgdoc.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/dissertacoes

MANDARINO, M. C. F. Números e operações. In: Coordenação João Bosco. Coleção Explorando o Ensino da Matemática, vol. 17. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

MORETII, V. D.; SOUZA, N. M. M. Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas pedagógicas.1. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

NUNES, T. et al.. Educação Matemática 1: números e operações numéricas. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE - ISSN: 2526-9542