SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Edilene Fernandes Leal, Arthur Gonçalves Machado Júnior

Resumo


Este artigo é oriundo de um recorte do produto educacional, elemento que faz parte da nossa dissertação do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Temos como objetivo apresentar uma sequência didática com situações de ensino, envolvendo o objeto de conhecimento: problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar), com o intuito de possibilitarmos aos professores da educação básica, em especial, professores que atuam nos três primeiros anos do I ciclo do Ensino Fundamental, uma proposta metodológica que favoreça o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos matemáticos colocados em foco. Na construção do estudo, adotamos como aporte teórico a Teoria das Situações Didáticas (TSD), segundo os princípios expressos por Brousseau. Cabe salientarmos que a referida sequência didática foi desenvolvida por nós em um Curso de Especialização em Educação Matemática para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse espaço formativo ficou evidenciado que os professores apresentaram algumas dificuldades relacionadas ao conhecimento do conteúdo matemático, bem como a forma de organização do seu ensino, porém ao desenvolvermos a sequência didática com situações de ensino SD, apresentadas neste estudo, os sujeitos participantes passaram a compreender e ressignificar melhor os conhecimentos matemáticos abordados no referido curso.


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