O JOGO DIGITAL ´RECICLAPPSM´ NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNOLÓGICA DAS CRIANÇAS

Rosemar de Fátima Vestena, Rodrigo Marques de Bem

Resumo


Objetiva-se com este artigo relatar os resultados da construção e aplicação do jogo RECICLAPPSM. O jogo possui fins educacionais para o letramento científico, ambiental e tecnológico das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido por um Projeto de Bolsa Iniciação Tecnológica financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul (RS) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, em cooperação com o curso de graduação em Jogos Digitais da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS. O jogo foi desenvolvido a partir do software Construct 2 e pertence ao gênero “draganddrop”; em tradução livre, o termo significa arrastar e largar. A intenção do jogo é a de conscientizar as crianças acerca do destino ideal de resíduos, considerando também sua toxicidade, periculosidade. O jogo foi testado junto a um grupo de estudantes dos anos iniciais de uma escola pública municipal. Constatou-se que este tem potencial de viabilizar a alfabetização científica, ambiental e tecnológica das crianças nas escolas, com enfoque no destino e tratamento ideal de resíduos produzidos pela sociedade. 


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