EDITORIAL

Lucken Bueno Lucas

Resumo


EDITORIAL

 

Lucken Bueno LUCAS[1]

 

Prezados(as) leitores(as)

A REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), acaba de publicar a segunda edição do terceiro volume, contemplando estudos relevantes desenvolvidos em diversos temas na área de Ensino.

Os autores Silvano e Silva, no primeiro artigo, explicitam os conteúdos e as abordagens pedagógicas emergidas nas práticas dos professores de Educação Física em escolas públicas municipais e estaduais de Humaitá, no Estado do Amazonas. O estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa e utilizou, como técnica de coleta de dados, o grupo focal.

Na sequência, o artigo de Machado e Ferst apresenta uma reflexão sobre o desafio da formação continuada, no intuito de colaborar na construção de uma sociedade melhor. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pela Universidade Estadual de Roraima, influencia na metodologia de ensino dos egressos que atuam como professores de Ciências Naturais em escolas públicas de Boa Vista, Estado do Roraima.

O terceiro artigo, de Cruz Junior e Valverde, trata do desenvolvimento de um protótipo, nomeado JVISUAL, para aplicação no futsal de surdos.

No quarto artigo, Soares et al. discutem e tentam compreender o ensino de Ciências na Educação Infantil, sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, utilizando projetos pedagógicos de cunho interdisciplinar.  Assim, buscam desenvolver, desvelar e descrever o pensamento científico das crianças dessa faixa etária, a partir da concepção de que a curiosidade e o desejo por aprender é inato do ser humano.

Silva et al., no quinto artigo, descrevem seis aspectos relevantes atinentes à construção de produtos educacionais.

No sexto artigo, Soares et al. discutem, à luz da literatura consolidada na área do Ensino de Ciências, a utilização de rótulos de cosméticos e produtos de higiene pessoal nos processos de ensino e de aprendizagem em Química.

Assim, diante dessa gama de proposições, desejamos que este número da REPPE promova inquietações e reflexões acerca dos diversificados temas apresentados.

 

Boa leitura!

 

Cornélio Procópio (PR), 19 de dezembro de 2019.

 

 


[1] Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professor e Pesquisador do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE - ISSN: 2526-9542