A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TERMODINÂMICA

Simone Bonora Mazaro, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo


Apresenta-se, neste artigo, um produto educacional elaborado na forma de sequência didática para o ensino de Termodinâmica para estudantes do ensino médio. Essa sequência didática, que aborda os conceitos relacionados com a Primeira e a Segunda Leis da Termodinâmica e, também, com máquinas térmicas, está fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e estruturada com base na obra A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne. A implementação da proposta ocorreu junto a uma turma de segunda série do ensino médio de uma escola pública do Norte do Rio Grande do Sul, e os resultados demonstram que ela pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem significativa sobre o tema.


Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

DE CARLI, E. Utilizando demonstrações em vídeo para o ensino de Física Térmica no ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

FERNEDA, T. A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

MAZARO, S. B. A volta ao mundo em 80 dias: uma aprendizagem significativa de Termodinâmica. 2018. Produto educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2018.

MAZARO, S. B.; DARROZ, L. M. Atividades experimentais: um caminho para o ensino de Termodinâmica no Ensino Médio. Caderno de Física da UEFS, v. 15, n. 2, p. 2201.1-2201.11, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2108.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. 2. ed. São Paulo: E.P.U, 1999.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2001.

SANTANA, I. Maria-fumaça. 15 set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2018.

SIERRA, T. Como funciona uma locomotiva (How A Steam Locomotive Works). 25 out. 2013. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2018.

SOUZA, R. S. A Física no dia a dia: materialização da interdisciplinaridade no ensino médio. Compartilhando Saberes, v. 1, n. 4, p. 76-91, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2109.

TOR, R. Princípio motor a vapor. 11 set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2018.

VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS (AROUND THE WORLD IN 80 DAYS). Filme completo. Diretor Frank Coraci. Irlanda: Europa Filmes, 2004. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2018.

VERNE J. A volta ao mundo em 80 dias: texto condensado. Adaptação de Margaret Fiorini; ilustração de Suzy Braz Reijado. São Paulo: Rideel, 2001 (Coleção Júlio Verne).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE - ISSN: 2526-9542