EDITORIAL

Joyce Jaquelinne Caetano

Resumo


EDITORIAL

 

Joyce Jaquelinne Caetano

Prezados(as) leitores(as)

A REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), apresenta a segunda edição do quinto volume, contemplando estudos relevantes desenvolvidos sobre diversos temas na área de Ensino.

Os autores Barcellos, Gervásio, Coelho e Jonis Silva no primeiro artigo, apresentam e discutem uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o estudo do tema água. O produto inclui textos de suporte para professores, aplicáveis às diferentes áreas do currículo escolar em que o microscópio de gota foi o principal recurso de ensino utilizado.  

Na sequência, Mumbach e Guidotti, no segundo artigo, trazem um produto educacional que se constitui em um ambiente virtual que apresenta sete princípios/aspectos emergentes das escritas dos professores em formação, de uma comunidade aprendente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais da cidade de São Francisco de Paula - RS.

O terceiro artigo, de Platner, Silva, Pepes, Palhano, Vom Muller, Sechta, Daros, Mancarz, Sanches e Garbelini objetivou identificar os riscos de transtornos dolorosos nos pés de mulheres idosas e orientá-las por meio da elaboração de um manual sobre os principais cuidados com os pés. 

No quarto artigo, Pacheco e Bastos apresentam uma sequência didática voltada para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no ensino de conceitos envolvendo o sistema respiratório, para uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Bagé, RS.  

Rocha, Rocha, Filho e Santos, no quinto artigo, desenvolvem um aplicativo intitulado “Isso é um Cururu?”. O aplicativo fornece possibilidades pedagógicas para uso didático que pode colaborar nas ações de pesquisa e educação ambiental, contribuindo para a conservação das espécies. 

No artigo sexto, Mazurek, Kataoka e Maia apresentam uma sequência didática, realizada por professores e desenvolvida para proporcionar e auxiliar a implementação de projetos em Educação Ambiental, por docentes, em ambiente escolar. 

Os autores Mazaro, Darroz e Rosa, no sétimo artigo, descrevem uma sequência didática para o ensino de Termodinâmica para estudantes do ensino médio. Essa sequência didática, aborda os conceitos relacionados com a Primeira e a Segunda Leis da Termodinâmica e, também, com máquinas térmicas, está fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e estruturada com base na obra A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne.

No oitavo artigo, Fontana, Pretto, Barboza, Basso, Souza e Goldschmidt apresentam uma estratégia didática para a construção e apreensão de conceitos relacionados às plantas medicinais, resultado de experiência realizada com os alunos da disciplina de Didática, no curso de Biologia, na UFSM, Campus Palmeira das Missões.

Queiroz e Bizerra, no nono artigo, trazem uma sequência didática que objetivou avaliar o processo de aprendizagem significativa no ensino de termoquímica utilizando mapas conceituais como ferramenta avaliativa. 

No décimo artigo, Reppold, Raupp e Rockenbach e Silva com a sequência didática, denominada Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de funções orgânicas nitrogenadas, discutem a automedicação, uma vez que tal prática vem sendo amplamente discutida em âmbito mundial e estudos recentes demonstram dados expressivos sobre o consumo de medicamentos de forma irracional pelos adolescentes.

No artigo décimo primeiro, Vasco-dos-Santos, Gonçalves, Torres, Veloso, Vannier-Santos, Nunes e Dias-Lima tratam da criação de ferramentas lúdico-didáticas, para ensino e prevenção das parasitoses intestinais entre escolares. Nesta elaboração, foram acessadas informações acerca do ciclo de vida dos parasitos, analisados recursos com eficácia comprovada, realizada a diagramação digitalmente e avaliações quanto ao conteúdo, regras e design. 

Silva, Souza Filho, Diniz, Matta e Barros, no artigo décimo segundo, apresentam um jogo educativo para tratar do tema vacinação, desenvolvendo muitas discussões a respeito das doenças enfrentadas no Brasil, assim como a diferença na tipologia das vacinas e de seus processos de criação.

No artigo décimo terceiro e último, os autores Campos, Fagundes e Piasson discutem as funções que os vídeos podem exercer nos processos de ensino e aprendizagem, a partir de duas práticas de ensino de Matemática com vídeos.  

Com base nas proposições aqui apresentadas, desejamos que este número da REPPE promova muitasreflexões acerca dos diversos temas.

 

Boa leitura!

Cornélio Procópio (PR), dezembro de 2021.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE
ISSN: 2526-9542