A CONVOCAÇÃO PEDAGÓGICA E A FLUÊNCIA TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICA EM UMA PROPOSTA DE CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Daniela Veiga de Oliveira, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

Resumo


Como propor um curso de formação de professores com tecnologias digitais no Ensino de Ciências que envolva a teoria e prática? Esse artigo apresenta como produto educacional a proposta do curso intitulado “a Convocação Pedagógica como caminho formativo da fluência tecnológica-pedagógica”. A Convocação Pedagógica contribui como metodologia de ensino que parte das especificidades do sujeito que aprende, de seus desejos e intencionalidades, de acordo com o contexto e a partir de uma situação concreta e; possibilita diferentes experiências, reflexão e análise das ações pedagógicas singulares e coletivas dos professores. A fluência tecnológico-pedagógica é o conceito base para a proposta de curso apresentada, a fim de que sejam contemplados aspectos técnicos e pedagógicos de maneira articulada e integrada. Essa proposta de curso traz como objetivos: contribuir com a formação dos professores no Ensino de Ciências para que os mesmos aprendam selecionar os recursos digitais necessários para realizar a atividade que pretendem desenvolver; e proporcionar momentos de reflexão e troca de experiências entre os envolvidos explorando as possibilidades e sugestões na prática da docência em  Ciências.


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