EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: ANÁLISE SOBRE O EXERCÍCIO DE DIREITOS E O DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Mônica Teresa Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • João Carlos da Cunha Moura Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i18.295

Resumo

O presente texto mira analisar o direito à educação e o direito político da participação de forma conjunta, promovendo a si mesmos como instrumentos e fins pela sua prática efetiva, conduzindo um modelo de desenvolvimento. O artigo se baseia nas análises desenvolvimentistas promovidas por Amartya Sen, na trilha do desenvolvimento como liberdade e também nas análises de direitos à educação e à participação política como direito político, bem como sua função educativa que fomenta debates. Analisa os direitos à educação e participação de maneira ampla, como relacionais devendo ser abertas as vias que oportunizem tal exercício. Busca uma breve investigação no sentido de trazer à tona que os caminhos proporcionados para e pelo(a) debate, função educativa e organização na sociedade fomentando a si próprios em um círculo virtuoso.

Biografia do Autor

Mônica Teresa Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão , Brasil

João Carlos da Cunha Moura, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando pela Universidade Federal do Maranhão

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Publicado

09-09-2013

Como Citar

Sousa, M. T., & Moura, J. C. da C. (2013). EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: ANÁLISE SOBRE O EXERCÍCIO DE DIREITOS E O DESENVOLVIMENTO. Argumenta Journal Law, (18), 273–293. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i18.295