CRISE DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO BRAZILIAN LEGAL TEACHING CRISIS
Resumo
No presente trabalho será tratado do tema da crise do ensino jurídico no Brasil, pois juntamente com o Direito o ensino jurídico também está passando por uma crise. Em decorrência de inúmeros fatores históricos e sociais que contribuíram para o aumento da crise apresentada. O ensino jurídico atual é deficitário no sentido de que desde seu surgimento foi criado para a elite da sociedade brasileiro com o intuito de formar profissionais que servissem ao interesse do estado, mas com o decorrer do tempo foi-se percebendo que a falta de acadêmicos críticos atuantes na sociedade trouxeram uma séria de problematizações no âmbito jurídico e social. O exacerbado dogmatismo apresentado nos bancos universitários criou repetidores de normas e não pensadores, que poderiam utilizar do seu conhecimento para construção de uma sociedade melhor e mais justa, conforme é amplamente divulgada pela nossa Constituição Federal.
Texto completo:
PDFReferências
AZEVEDO, Plauto Faraco de. Crítica à Dogmática e Hermenêutica Jurídica. 4ª reimp. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1989.
CARVALHO, Andresa de Araújo. Ensaio Sobre os Novos Rumos do Ensino Jurídico. Disponível em: http://www.frb.br/ciente/2006.1/DIR/DIR.CARVALHO.F2.pdf
CARVALHO, Thomaz Jefferson; SUZUKI, Juliana Telles Faria. Crise do Ensino Jurídico e a Concepção Bancária: Uma Releitura do Ensino Jurídico nas Obras de Paulo Freire. Disponível em: . Acesso em: 02 Set. 2009.
FAGÚNDEZ, Paulo Roney Ávila. A Crise do Ensino Jurídico. Disponível em: . Acesso em: 30 Ago. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
LEAL, Paulo J. B. O Ensino Jurídico em Crise. Disponível em: . Acesso: 30 Ago. 2009.
LOBATO, Anderson Orestes C. A crise do Ensino Jurídico: Mitos e Perspectivas. Disponível em: .
MARTINEZ, Sérgio Rodrigo. Manual da Educação Jurídica. Curitiba: Juruá Editora, 2003.
MELO FILHO, Álvaro. Reflexões sobre o ensino jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
NASCIMENTO, Luciana Vieira; TOVO, Graça Léia Melhado. A crise do direito e o seu reflexo na qualidade do ensino jurídico no Brasil. Disponível em: . Acesso em 03 Set. 2009.
NEVES, Rita de Araujo. O Ensino Jurídico e o Reconhecimento de Sua Crise. Disponível em: . Acesso em 04 Set. 2009.
PEREIRA Ademar. Desafios para um Ensino Jurídico em Crise de Identidade.
Disponível em: . Acesso em: 02 Set. 2009.
RIVAS, Leonardo José de Pádua. O ensino jurídico brasileiro e propostas para a melhoria da qualidade do ensino. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 404, 15 ago.
Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2009.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino Jurídico e Direito Alternativo. São Paulo: Editora Acadêmica, 1993.
SENA, Eduardo Cunha Alves de. A crise do ensino jurídico: por uma Pedagogia da Educação da Ciência do Direito. Disponível em: . Acesso em: 28 Ago.
SOBRINHO, José Wilson Ferreira Sobrinho. Metodologia do Ensino Jurídico e Avaliação em Direito. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editora, 1997.
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica e(m) Crise. 7ªed. ver. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2007.
TAQUES, Silvana. A Crise do Ensino Jurídico: Uma Abordagem Crítico-Reflexiva perante a Necessidade de Transformação da Realidade Sócio-Jurídica. Disponível em: http://www.jurisite.com.br/textosjuridicos/texto08.htm. Acesso em: 31 Ago. 2009.
VITAGLIANO, José Arnaldo. A crise do Ensino Jurídico no Brasil e o Direito Alternativo. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 48, dez. 2000. Disponível em: . Acesso em: 04 Set. 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.35356/argumenta.v12i12.159
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Revista Argumenta









ARGUMENTA JOURNAL LAW
Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica
E-mail : argumenta@uenp.edu.br
Telefone/fax 4335258953
Horário de atendimento de segunda-feira à sexta-feira 14 às 17h e das 19 às 23h e nos sábados das 08 até 12h
Endereço: Av. Manoel Ribas, 711 - 1º andar
Jacarezinho PR - 86400-000 - Brasil