O ACESSO À JUSTIÇA COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: POSSIBILIDADES DO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM
Resumo
O artigo trata do acesso a justiça como instrumento de efetivação dos direitos fundamentais no contexto do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, exemplificando com alguns casos de violação dos direitos humanos pelo Brasil e o acesso à jurisdição internacional.
Texto completo:
PDFReferências
ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estúdios Políticos y Constitucionales, 2001.
ARAUJO, Luiz Alberto David. NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Curso de Direito Constitucional. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
BARROSO, Luís Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas: limites e possibilidades da Constituição brasileira. 8ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
______. Interpretação e aplicação da Constituição. 6ª ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2008.
BASTOS, Celso Ribeiro. Hermenêutica e Interpretação Constitucional. 2ª ed. rev.
e ampl. São Paulo: Celso Bastos, 1999.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador: contributo par a compreensão das normas constitucionais programáticas. 2ª edição. Coimbra: Coimbra, 2001.
FARIA, José Eduardo. O Judiciário e os direitos humanos e sociais: notas para uma avaliação da justiça brasileira. In: FARIA, José Eduardo (org.). Direitos humanos, direitos sociais e justiça. São Paulo: Malheiros, 2005.
FERRARI, Regina Maria Macedo Nery. Normas constitucionais programáticas: normatividade, operatividade e efetividade. São Paulo: RT, 2001.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. 3 ed. São Paulo: edições Loyola, 2007.
MARRAMAO, Giacomo. Passado e futuro dos direitos humanos da “ordem pós-hobbesiana” ao cosmopolitismo da diferença. Conferência proferida por oportunidade do XVI Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e pós-graduação em Direito (CONPEDI), no Programa de Pós-graduação em Direito da PUC Minas, Belo Horizonte-MG, 2007.
Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da UENP 33
MELO, Mônica de; PFEIFFER, Roberto Augusto Castellanos. Impacto da Convenção Americana de Direitos Humanos nos direitos civis e políticos. In: GOMES, Luiz Flávio; PIOVESAN, Flávia (coord.). O Sistema Interamericano de proteção dos Direitos Humanos e o direito brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa Santos. Um discurso sobre as ciências. 13ª edição. Porto: Edições Afrontamento, 2002.
STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição constitucional e hermenêutica: uma nova crítica do direito. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. A proteção internacional dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 1991.
DOI: http://dx.doi.org/10.35356/argumenta.v14i14.184
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Revista Argumenta









ARGUMENTA JOURNAL LAW
Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica
E-mail : argumenta@uenp.edu.br
Telefone/fax 4335258953
Horário de atendimento de segunda-feira à sexta-feira 14 às 17h e das 19 às 23h e nos sábados das 08 até 12h
Endereço: Av. Manoel Ribas, 711 - 1º andar
Jacarezinho PR - 86400-000 - Brasil