ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS: UMA DEMONSTRAÇÃO DA NATUREZA COOPERATIVA E COMUNITÁRIA DO HOMEM
Resumo
A ideia de que o ser humano é por natureza egoísta, propenso ao conflito e que tende sempre a buscar o prazer e fugir da dor é, na primeira parte do trabalho, desmistificada através de autores como Piotr Kropotkin, Samuel Bowles, Herbert Gintis e Yuval Noah Harari. A segunda parte do trabalho aborda o comunitarismo, que tem como um de seus expoentes, Amitai Etzioni. Referida abordagem trabalha a partir do equilíbrio entre Estado, mercado e comunidade. Por fim, a terceira parte do trabalho, aborda as Escolas Famílias Agrícolas – EFAS, como expressão do comunitarismo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BOWLES, Samuel; GINTIS, Herbert. A cooperative species: human reciprocity and its evolution. Princeton and Oxford: Princeton University Press, 2013.
COSTA, João Paulo Reis. Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da Pedagogia da Alternância. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, 2012.
COSTA, João Paulo Reis. Apresentação de projetos e resultados de pesquisa relacionados à temática das organizações locais, movimentos sociais e protagonismo da sociedade civil. LoSAM: Lokale Selbestregelugen im Kontext schwacher Staatlichkeit in Antike und Moderne (Auto-regulaçao local no context do Estado fraco nos tempos antigos e modernos). Workshop apresentado em Santa Cruz do Sul nos dias 2 e 3 de outubro de 2019.
ETZIONI, Amitai. A terceira via para a boa sociedade; seguido dos manifestos comunitaristas: Plataforma comunitarista responsiva e Manifesto pela diversidade na unidade. Tradução de João Pedro Schmidt. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2019.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Tradução de Janaína Marcoantonio. 38 ed. Porto Alegre: L&PM, 2018.
KROPOTKIN, Piotr. Tradução Waldyr Azevedo Jr. Ajuda mútua: um fator de evolução. São Sebastião: A Senhora Editora, 2009.
SCHMIDT, João P. Bases bio-psicossociais da cooperação e o paradigma colaborativo nas políticas públicas. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais. Vitória, v. 19, n. 1, p. 123-162, jan./abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.35356/argumenta.v0i35.2016
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Argumenta Journal Law









ARGUMENTA JOURNAL LAW
Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica
E-mail : argumenta@uenp.edu.br
Telefone/fax 4335258953
Horário de atendimento de segunda-feira à sexta-feira 14 às 17h e das 19 às 23h e nos sábados das 08 até 12h
Endereço: Av. Manoel Ribas, 711 - 1º andar
Jacarezinho PR - 86400-000 - Brasil