UMA PONTE ENTRE DOIS MUNDOS: COMO O CONSTITUCIONALISMO SOCIAL CONECTOU O DIREITO E A CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL PÓS-88

Autores

  • Karina Denari Mattos Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGD/UFRJ
  • José Ribas Vieira Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGD/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i27.1194

Palavras-chave:

Direito. Ciência Política. Constitucionalismo Social. Judicialização da Política. Pesquisa Empírica em Direito.

Resumo

O trabalho fará um resgate histórico das aproximações acadêmicas entre o direito e a ciência política nos Estados Unidos e no Brasil. Enquanto nos Estados Unidos o constitucionalismo nasce conectado à ciência política em 1787, no Brasil essa aproximação se dará apenas no movimento constitucional pós-88. Defendemos que a agenda do constitucionalismo social desenvolvida a partir da década de 90, especialmente focada na “Judicialização da Política”, é a ponte entre as áreas. Essa agenda colaborativa sai fortalecida também pela crescente utilização dos métodos e técnicas da pesquisa empírica no direito, que auxiliam na compreensão do fenômeno constitucional moderno.

Biografia do Autor

Karina Denari Mattos, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGD/UFRJ

Doutoranda em Direito pela Faculdade Nacional de Direito - PPGD - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2016-atual). Mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - FDUSP (2012-2015). Gestora Acadêmica do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP (GVlaw). Editora Assistente da Revista Teoria Jurídica Contemporânea - Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

José Ribas Vieira, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGD/UFRJ

Pós-doutorado em Direito na Université Montpellier I - CERTE, com bolsa CAPES (1985-86), Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Professor Visitante na Univesity of Illinois at Urbana-Champaign (1989), Professor Visitante na University of Florida e Professor Titular aposentado de Direito Constitucional. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Presidente da Comissão Permanente de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiro - IAB. Pesquisador-coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq Observatório da Justiça Brasileira - OJB-UFRJ. Ex-Coordenador do PPGD-UFRJ (2015-2017).

Downloads

Publicado

07-03-2018

Edição

Seção

100 years of Social Rights in Constitutions