Chamada ao dossiê SEMIÓTICA DIDÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SEMIÓTICA E ENSINO
Chamada ao dossiê SEMIÓTICA DIDÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SEMIÓTICA E ENSINO
Edição: n. 21 (ano 2024)
Prazo de submissão: até 30 de novembro/2023
Publicação: primeiro semestre de 2024
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais na educação básica, impulsionou o uso do termo “semiótica”, que está entre as práticas de linguagem que compõem um dos eixos integradores dos conteúdos do componente curricular Língua Portuguesa, o eixo “análise linguística/semiótica”. Embora não haja na BNCC uma referência, nesse uso, à teoria mas à materialidade de textos predominantemente não verbais (considerando os recursos das várias linguagens na produção dos sentidos aliados aos conceitos de semioses, de texto multimodal e multiletramento), essa menção é uma oportunidade para mostrar as contribuições da semiótica discursiva para entender as práticas de linguagem, promovendo com isso um diálogo entre a semiótica e o ensino. A semiótica didática aqui é pensada não como uma disciplina, mas um olhar (reunindo textos teóricos e de análise) que pode ajudar a entender a construção de sentidos nos textos e alicerçar o trabalho do professor nas questões de leitura e reflexão da linguagem. Assim, são aceitos artigos que pensam a aplicação da semiótica francesa ao ensino e à educação.
Organizadores: Profa. Dra. Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo (UENP) e Prof. Dr. Fernando Moreno da Silva (UENP)