Chamada de DOSSIÊ: A formação de mediadores e de leitores literários em contextos diversos

Edição: n. 20 (ano 2023)

Chamada de DOSSIÊ: A formação de mediadores e de leitores literários em contextos diversos

RESUMO: Nos últimos anos muito se tem discutido sobre a formação de leitores, sobretudo depois que começaram a ser difundidos os baixos índices de leitura dos estudantes pelo mundo. Desde então, contribuições e estratégias de toda ordem – das mais teóricas às mais práticas – têm sido adotadas com o objetivo de superar esse estado de coisas. No caso da formação de leitores literários, a discussão não tem sido diferente. Não por acaso, há, atualmente, uma robusta quantidade de publicações que circulam pelos mais diversos países sobre literatura e seu ensino, seja para discutir metodologias já sedimentadas, seja para propor outras, para reivindicar a importância do ensino da literatura na escola ou, ainda, incidindo sobre a formação do professor. Em que pese, no entanto, as contribuições dos estudiosos para apontar caminhos para o trabalho com a leitura e a literatura em sala de aula, as dificuldades para se estabelecer um lugar para o texto literário no âmbito escolar ainda é um desafio. Nesse contexto, esta chamada da Revista Claraboia, que integrará contribuições também internacionais, acolhe artigos, ensaios e relatos de experiências que reúnam práticas relacionadas à promoção da leitura literária em espaços educativos formais e informais. Acolherá, ainda, projetos, programas, ações inovadoras e/ou reflexões no campo da formação inicial e continuada de professores, com enfoque na educação literária, a exemplo da análise de documentos norteadores e currículos locais que constituam referenciais para a formação e prática docente nos espaços institucionais. 

Palavras-chave: Didática da literatura; Educação literária; Formação de Professor; Mediação de leitura


Prazo de submissão: 15/10/2022 a 28/02/2023

Previsão de publicação: 1o. semestre de 2023 


La formación de mediadores y lectores literarios en contextos diversos

En los últimos años, mucho se ha discutido sobre la formación de lectores, especialmente después de que los bajos niveles de lectura de los estudiantes comenzaron a ser difundidos en todo el mundo. Desde entonces, se han ido adoptando aportaciones y estrategias de todo tipo –desde las más teóricas a las más prácticas– con el objetivo de superar ese estado de cosas. En el caso de la formación de lectores literarios, la discusión no ha sido distinta. No es casualidad que en la actualidad exista un sólido número de publicaciones, circulando en los más diversos países, sobre la literatura y su enseñanza. Estas se han orientado hacia diversos caminos: discutir metodologías ya establecidas o bien proponer nuevas estrategias didácticas, reivindicar la importancia de la enseñanza de la literatura en la escuela, reflexionar sobre la formación del profesorado en tanto mediador de lectura literaria, entre otros. Sin embargo, a pesar de los aportes de los estudiosos para señalar formas de trabajar la lectura y la literatura en el aula, las dificultades para establecer un lugar para el texto literario en el ámbito escolar siguen siendo un desafío para la didáctica de la literatura. En ese contexto, esta convocatoria de la Revista Claraboia (que contará con aportes nacionales e internacionales) acoge artículos, ensayos y relatos de experiencias que reúnan prácticas relacionadas con la promoción de la lectura literaria en espacios educativos formales e informales. También acogerá relatos de proyectos, programas, acciones innovadoras y/o reflexiones en el campo de la formación inicial y continua del profesorado, con foco en la educación literaria, tales como el análisis de documentos orientadores y currículos locales que constituyen referentes para la formación y práctica docente en espacios institucionales.

Palabras clave: Didáctica de la literatura; Educación literaria; Formación de Profesores; Mediación de lectura

 

Plazo: 15/10/2022 al 28/02/2023

Previsión de publicación: 1er semestre de 2023

 

Organizadores:

Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Vanderléia da Silva Oliveira  (Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio) - (Grupo de Pesquisa Crítica e Recepção Literária - CRELIT)

Felipe Munita (Universidade Austral do Chile)

Fernando Azevedo (Universidade do Minho) - (Centro de Investigação em Estudos da Criança)